dc.contributor.advisor |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.contributor.advisor |
Machado, Celiane Costa |
|
dc.contributor.author |
Moraes, Maritza Costa |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-01T02:16:08Z |
|
dc.date.available |
2016-11-01T02:16:08Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
MORAES, Maritza Costa. Atualizações da prática pedagógica de professores de matemática em uma ecologia digital expressas no conversar. 2015. 185 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6665 |
|
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa buscamos compreender como, no conversar, os professores de Matemática imersos em uma Ecologia Digital, percebem atualizações em sua prática pedagógica. Para isso, os sujeitos que fizeram parte deste estudo foram professores de Matemática e gestores das cidades de Bagé, Rio Grande e Porto Alegre, do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, de escolas que possuíam Dispositivos Eletrônicos Digitais Individualizados (DEDI). Como o nosso entendimento de pesquisa passa pelo conceito de observador implicado, de Maturana e Varela, investigar primeiramente a experiência vivida por essa autora foi imprescindível para a compreensão do fenômeno. Por isso, são relatadas duas atividades desenvolvidas com uma turma do 8º ano de uma escola pública usando os netbooks. Numa delas foi realizado o estudo sobre Polinômios com suporte de uma rede social; e na outra foram discutidos alguns conceitos de Geometria associados ao software SweetHome3D. Tal vivência suscitou, além da reflexão da própria práxis, o reconfigurar do espaço de convivência com o estudantes entrelaçado com as tecnologias. Ainda neste estudo, são apresentadas as políticas públicas para a implantação do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) nas escolas e as ações que o governo do Uruguai executou na implantação do plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática para Aprendizagem on-line) por compreendermos que estes dois projetos influenciaram as iniciativas da inclusão digital no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Para formularmos as explicações do fenômeno pesquisado utilizamos como estratégia metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo por compreendermos que este acontece na forma de um eu coletivizado, o qual expressa um sujeito coletivo na primeira pessoa do singular. Assim, a partir dos três discursos coletivos dos professores de Matemática e dos três discursos coletivos dos gestores, elaboramos dois metadiscursos para os professores de Matemáticascursos intitulados: “O Conversar sobre a prática pedagógica” e “Apropriação das tecnologias digitais na prática pedagógica” e o metadiscurso dos gestores denominado “Percepção dos gestores quanto ao uso dos DEDI” para serem analisados. Desta análise compreendemos que algumas rotinas foram mudadas, mas para alcançarmos uma atualização do fazer pedagógico e a efetivação deste fazer, é necessária uma formação pautada no vivenciar e no experienciar do professor, enquanto sujeito que, no seu fazer, produz conhecimento. Percebemos pelos metadiscursos que o professor valorizou o compartilhar com seus pares e que o uso recorrente dos dispositivos eletrônicos digitais individualizados, associado a propostas pedagógicas, que tenha como fundamento o pesquisar, poderão levar a constituição de redes de conversação estabelecidas pelo emocionar no ensinar e aprender. O metadiscurso dos gestores, nos fez compreender que é no trabalho parceiro e cooperativo que podemos encontrar ações que tornem a escola um espaço que contemple os anseios de estudantes e professores e que repense o tempo, considerando-o como um tempo do aprender. Neste sentido, comprovamos que é no experienciar das tecnologias digitais, no contexto pedagógico, na reflexão e no compartilhamento das experiências, que o professor de Matemática poderá atualizar recorrentemente sua práxis pedagógica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this research we try to understand how, in the converse, math teachers immersed in a Digital Ecology, realize updates in their practice. For this, the subjects who participated in this study were teachers of Mathematics and managers of cities of Bage, Rio Grande and Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul / Brazil, schools that had Electronic Devices Digital Individualized (EDDI). As our research understanding through the concept of implied observer, Maturana and Varela, first investigate the lived experience of this author was indispensable for understanding the phenomenon. So, are reported two activities with a group of 8th grade in a public school using netbooks. In one of them the study was conducted on polynomials with support of a social network; and on the other were discussed some geometry concepts associated with SweetHome3D software. This experience raised, beyond the reflection of praxis, the reconfiguring of living space with interlaced students with the technologies. In the same study, public policies for the implementation of the OLPC Project (One Laptop per Children) in schools and the actions that the government of Uruguay performed in the implementation of the plan are presented by ECCOL (Educational Computer Connectivity for Online Learning) understand that these two projects influenced the digital inclusion initiatives in Rio Grande do Sul / Brazil. To formulate the explanations of the studied phenomenon used as a methodological strategy the Collective Subject Discourse by understanding that this happens as a “I collectivized”, which expresses a collective subject in the first person singular. Thus, using the three collective discourses Mathematics Teachers and the three collective discourses of managers we created collective metadiscourses entitled: "The Talking about the pedagogical practice" and " digital technologies appropriation in teaching practice" and the metadiscourse managers called "Perception of managers in the use of EDDI", to be analysed. From this analysis we understand that some routines were changed, but to reach an update of pedagogical make and the realization of this do, it is necessary a guided training in the teacher experience, as a subject that, in their work, produces knowledge Metadiscourses perceive by the teacher valued the share with their peers and we believe that the recurrent use of EDDI, associated with educational proposals, which has as a foundation the research could lead to creation of conversational networks established by thrill in teaching and learn. The metadiscourse of managers, made us understand that it is the partner and cooperative work that we can find actions that make the school a space that addresses the concerns of students and teachers and to rethink the time, considering it as a time of learning. In this sense, we aver that it is the experience of digital technologies in the educational context, reflection and sharing of experiences, the teacher of mathematics may repeatedly update their pedagogical praxis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ecologia digital |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Digital ecology |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.subject |
Math teachers |
pt_BR |
dc.title |
Atualizações da prática pedagógica de professores de matemática em uma ecologia digital expressas no conversar |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |