Abstract:
A formação da agenda é um dos pontos cruciais a ser levado em
conta no ciclo das políticas públicas, pois trata-se do momento
em que são definidas as prioridades que irão nortear as decisões
dos agentes políticos. Dada a grande importância dessa fase,
pretende-se problematizar em que medida ela pode ser alterada
pelos meios de comunicação e quais os fatores atribuem-lhes
legitimidade para tanto. A mobilização de capital social pela
mídia através da difusão da informação ganha relevância se
levado em conta o poder de influência dos meios de comunicação
em cooptar opinião pública. O presente estudo tem por objetivo
analisar a influência da mídia e de seu discurso no processo
decisório que resulta na formação da agenda das políticas
públicas voltadas à área de saúde. A problematização do tema
“formação de agenda” norteará o referencial teórico e
metodológico a fim de abordar as questões pertinentes ao campo
das políticas públicas de saúde no contexto brasileiro. O
problema de pesquisa visa apurar como se configuram as
escolhas acerca da formação de agendas em políticas públicas na
área da saúde. A hipótese defende a ideia de que a mídia exerce
um papel central na escolha das prioridades sociais através do
discurso dirigido aos grupos de interesse. Para isso, será
desenvolvida uma análise das políticas públicas a partir da sua
conceituação, ciclo da política e feita uma observação acerca da
influência dos meios de comunicação no campo das políticas
públicas na área da saúde, mais especificamente na fase
identificada como agenda setting.
The training agenda is of the crucial points to be taken into
account in the cycle of public policies, as this is the moment that
the priorities that will guide the decisions of politicians are
defined. Given the great importance of this phase, we intend to
discuss to what extent it can be changed by the media and what
factors give them legitimacy to do so. The mobilization of capital
by the media through information dissemination becomes
relevant if taken into account the power of influence of the media
in co-opting public opinion. This study aims to analyze the
influence of the media and his speech in the decision-making
process resulting in the formation of the agenda of public policies
for health. The theme of questioning "schedule training" will
guide the theoretical framework and methodology to address
issues relevant to the field of public health policies in the
Brazilian context. The research problem aims to determine how
to configure the choices about the training schedules in public
policies in health. The hypothesis supports the idea that the media
plays a central role in the choice of social priorities through the
speech addressed to stakeholders. For this, an analysis of public
policies from its concept will be developed, the political cycle
and made a remark about the influence of the media in the field
of public policies in the health sector, specifically in the phase
identified as agenda setting.