As condições de trabalho e seus reflexos na saúde dos docentes

Wyse, Elisangela da Silveira

Abstract:

 
O presente trabalho, destinado à conclusão do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande, intitulado “As condições de trabalho e seus reflexos na saúde dos docentes”, fundamenta-se a partir da análise da relação existente entre o meio ambiente do trabalho e os processos saúde-doença do professor da rede pública de ensino, com enfoque na rede pública estadual, a partir da análise de pesquisas já realizadas, bem como através de instrumentos qualitativos como questionários e levantamento de dados. Pretendendo, portanto, elencar acerca das condições nocivas de trabalho que afetam a saúde física e mental dos docentes da rede pública estadual de ensino no Rio Grande do Sul e suas consequências na qualidade de vida pessoal e profissional, bem como seus reflexos na educação. Para discorrer em prol do tema, em função dos objetivos mencionados, irá se tratar também de pesquisa teórica, realizada a partir de fontes primárias, ou seja, pesquisa “bibliográfica” (doutrina) e “documental” (legislação).
 
This work, for the completion of the Law course at the Faculty of Law at the Federal University of Rio Grande, titled "Working conditions and their effects on the health of teachers", is based from the analysis of the relationship between the work environment and the health-disease processes of public school teacher education, focusing on the statewide network, from the analysis of previous studies, as well as through qualitative instruments such as questionnaires and data collection. Intending, therefore, within the possibilities offered clarify about the harmful working conditions that affect the physical and mental health of teachers in the state public schools in Rio Grande do Sul and its consequences on the quality of personal and professional life as well as their consequences for education. To expound on behalf of the subject, according to the goals mentioned, it will also address theoretical survey, conducted from primary sources, i.e., "literature" (doctrine) and "documentary" (legislation) research.
 

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  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito