dc.contributor.advisor |
Dias, Renato Duro |
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dc.contributor.author |
Scholant, Gabriela da Silva |
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dc.date.accessioned |
2017-08-01T20:47:59Z |
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dc.date.available |
2017-08-01T20:47:59Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
SCHOLANT, Gabriela da Silva. Educação jurídica em crise: uma perspectiva crítica acerca da mercantilização do ensino e dos currículos jurídicos do Brasil. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7488 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como finalidade problematizar a educação jurídica no Brasil, a partir da
necessidade de materialização dos ideários constitucionais de ensino de qualidade. Nessa
perspectiva, avaliaremos até que ponto o Governo deve estimular a criação e a manutenção de
cursos de jurídicos, bem como analisaremos os métodos de fiscalização e controle da qualidade da
educação jurídica no país. Ultimamente, muitas instituições privadas enxergam no curso de
Direito a oportunidade de auferir lucros, em detrimento da qualidade da educação, ou seja, de
forma desengajada com a formação de juristas capazes de pensar, criticar, compreender e
transformar o Direito, enquanto elemento de mediação de conflitos sociais e em prol
concretização da justiça. Além disso, cabe discutirmos se a educação jurídica atende às
necessidades sociais do mundo contemporâneo, contemplando a importância da
interdisciplinaridade, da reflexão crítica e da interpretação, além da visão positivista e estática do
Direito. Assim sendo, almejamos estudar os planos pedagógicos dos cursos de Direito por meio de
análise bibliográfica e estudos das principais Portarias, Pareceres e Resoluções do Ministério da
Educação. Parece-nos que a problemática da qualidade do ensino jurídico é relevante, uma vez
que o curso de Direito está intrinsecamente relacionado à atividade estatal, e a formação de
profissionais qualificados acarreta a efetivação do acesso à justiça e o desenvolvimento do Direito
em razão do fim a que se propõe. Junto a isso, o presente trabalho sopesa as valiosas construções
críticas acerca do Direito, a fim de apontar caminhos alternativos para transformação da educação
jurídica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como finalidade problematizar a educação jurídica no Brasil, a partir da
necessidade de materialização dos ideários constitucionais de ensino de qualidade. Nessa
perspectiva, avaliaremos até que ponto o Governo deve estimular a criação e a manutenção de
cursos de jurídicos, bem como analisaremos os métodos de fiscalização e controle da qualidade da
educação jurídica no país. Ultimamente, muitas instituições privadas enxergam no curso de
Direito a oportunidade de auferir lucros, em detrimento da qualidade da educação, ou seja, de
forma desengajada com a formação de juristas capazes de pensar, criticar, compreender e
transformar o Direito, enquanto elemento de mediação de conflitos sociais e em prol
concretização da justiça. Além disso, cabe discutirmos se a educação jurídica atende às
necessidades sociais do mundo contemporâneo, contemplando a importância da
interdisciplinaridade, da reflexão crítica e da interpretação, além da visão positivista e estática do
Direito. Assim sendo, almejamos estudar os planos pedagógicos dos cursos de Direito por meio de
análise bibliográfica e estudos das principais Portarias, Pareceres e Resoluções do Ministério da
Educação. Parece-nos que a problemática da qualidade do ensino jurídico é relevante, uma vez
que o curso de Direito está intrinsecamente relacionado à atividade estatal, e a formação de
profissionais qualificados acarreta a efetivação do acesso à justiça e o desenvolvimento do Direito
em razão do fim a que se propõe. Junto a isso, o presente trabalho sopesa as valiosas construções
críticas acerca do Direito, a fim de apontar caminhos alternativos para transformação da educação
jurídica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Transformação social |
pt_BR |
dc.subject |
Regulação e crise dos cursos de direito |
pt_BR |
dc.subject |
Right to education |
pt_BR |
dc.subject |
Legal education |
pt_BR |
dc.subject |
Social transformation |
pt_BR |
dc.subject |
Regulation and crisis of the law school |
pt_BR |
dc.title |
Educação jurídica em crise: uma perspectiva crítica acerca da mercantilização do ensino e dos currículos jurídicos do Brasil |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |