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dc.contributor.advisor Dias, Renato Duro
dc.contributor.author Scholant, Gabriela da Silva
dc.date.accessioned 2017-08-01T20:47:59Z
dc.date.available 2017-08-01T20:47:59Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SCHOLANT, Gabriela da Silva. Educação jurídica em crise: uma perspectiva crítica acerca da mercantilização do ensino e dos currículos jurídicos do Brasil. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7488
dc.description.abstract O presente trabalho tem como finalidade problematizar a educação jurídica no Brasil, a partir da necessidade de materialização dos ideários constitucionais de ensino de qualidade. Nessa perspectiva, avaliaremos até que ponto o Governo deve estimular a criação e a manutenção de cursos de jurídicos, bem como analisaremos os métodos de fiscalização e controle da qualidade da educação jurídica no país. Ultimamente, muitas instituições privadas enxergam no curso de Direito a oportunidade de auferir lucros, em detrimento da qualidade da educação, ou seja, de forma desengajada com a formação de juristas capazes de pensar, criticar, compreender e transformar o Direito, enquanto elemento de mediação de conflitos sociais e em prol concretização da justiça. Além disso, cabe discutirmos se a educação jurídica atende às necessidades sociais do mundo contemporâneo, contemplando a importância da interdisciplinaridade, da reflexão crítica e da interpretação, além da visão positivista e estática do Direito. Assim sendo, almejamos estudar os planos pedagógicos dos cursos de Direito por meio de análise bibliográfica e estudos das principais Portarias, Pareceres e Resoluções do Ministério da Educação. Parece-nos que a problemática da qualidade do ensino jurídico é relevante, uma vez que o curso de Direito está intrinsecamente relacionado à atividade estatal, e a formação de profissionais qualificados acarreta a efetivação do acesso à justiça e o desenvolvimento do Direito em razão do fim a que se propõe. Junto a isso, o presente trabalho sopesa as valiosas construções críticas acerca do Direito, a fim de apontar caminhos alternativos para transformação da educação jurídica. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como finalidade problematizar a educação jurídica no Brasil, a partir da necessidade de materialização dos ideários constitucionais de ensino de qualidade. Nessa perspectiva, avaliaremos até que ponto o Governo deve estimular a criação e a manutenção de cursos de jurídicos, bem como analisaremos os métodos de fiscalização e controle da qualidade da educação jurídica no país. Ultimamente, muitas instituições privadas enxergam no curso de Direito a oportunidade de auferir lucros, em detrimento da qualidade da educação, ou seja, de forma desengajada com a formação de juristas capazes de pensar, criticar, compreender e transformar o Direito, enquanto elemento de mediação de conflitos sociais e em prol concretização da justiça. Além disso, cabe discutirmos se a educação jurídica atende às necessidades sociais do mundo contemporâneo, contemplando a importância da interdisciplinaridade, da reflexão crítica e da interpretação, além da visão positivista e estática do Direito. Assim sendo, almejamos estudar os planos pedagógicos dos cursos de Direito por meio de análise bibliográfica e estudos das principais Portarias, Pareceres e Resoluções do Ministério da Educação. Parece-nos que a problemática da qualidade do ensino jurídico é relevante, uma vez que o curso de Direito está intrinsecamente relacionado à atividade estatal, e a formação de profissionais qualificados acarreta a efetivação do acesso à justiça e o desenvolvimento do Direito em razão do fim a que se propõe. Junto a isso, o presente trabalho sopesa as valiosas construções críticas acerca do Direito, a fim de apontar caminhos alternativos para transformação da educação jurídica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Educação jurídica pt_BR
dc.subject Transformação social pt_BR
dc.subject Regulação e crise dos cursos de direito pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject Legal education pt_BR
dc.subject Social transformation pt_BR
dc.subject Regulation and crisis of the law school pt_BR
dc.title Educação jurídica em crise: uma perspectiva crítica acerca da mercantilização do ensino e dos currículos jurídicos do Brasil pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito
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