A prática da mediação no ambiente escolar como meio para abordar com crianças, noções de conflito, cooperação e direitos inerentes à infância

Avila, Daiélly Chaves de

Abstract:

 
O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende apresentar o trabalho desenvolvido durante o último semestre de 2015, na Escola Estadual Adelaide Alvim, o qual foi aplicado nas turmas do quarto ano, e teve como intuito abordar com os alunos conceitos de mediação, conflito, cooperação e direitos da criança através de dinâmicas, abordagens práticas e lúdicas. As oficinas realizadas no ambiente escolar tiveram como propósito facilitar a compreensão dessas noções básicas no cotidiano escolar, melhorar a convivência entre os alunos, entre professores e alunos e entre as crianças e os familiares, bem como na vida em sociedade. A partir desta perspectiva, a Mediação pode ser compreendida sob uma ótica interdisciplinar, o que possibilita um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, em especial com o estudo jurídico, pedagógico, sociológico e antropológico. Através das reflexões oportunizadas nas oficinas escolares, compreende-se que o conflito faz parte das relações interpessoais e que deve ser enfrentado e conduzido de forma positiva, possibilitando visualizar no mesmo, não um estado fático imutável, mas uma oportunidade de mudanças. Desta forma, a mediação é um instrumento essencial para apresentar à criança a importância do diálogo, da cooperação e respeito às diferenças.
 
This Work Completion of course intends to present the work done during the last half of 2015 in the State School Adelaide Alvim, which was applied in the classes of the fourth year, and had the intention to discuss with students the concepts of mediation, conflict, cooperation and children's rights through dynamic, practical and playful approaches. The workshops conducted in the school environment had as purpose facilitate the understanding of these basics in everyday school life; improve the relationship between students, between teachers and students and between children and families and in society. From this perspective, mediation can be understood from an interdisciplinary perspective, which enables a dialogue between the different areas of knowledge, in particular the legal study, educational, sociological and anthropological. Through reflections in school workshops, it is understood that the conflict is part of interpersonal relations and that must be faced and conducted in a positive way, allowing viewing the same, not an immutable factual state, but an opportunity to change. Thus, mediation is an essential tool to show the child the importance of dialogue, cooperation and respect for differences.
 

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  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito