Abstract:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende apresentar o trabalho
desenvolvido durante o último semestre de 2015, na Escola Estadual Adelaide
Alvim, o qual foi aplicado nas turmas do quarto ano, e teve como intuito abordar com
os alunos conceitos de mediação, conflito, cooperação e direitos da criança através
de dinâmicas, abordagens práticas e lúdicas. As oficinas realizadas no ambiente
escolar tiveram como propósito facilitar a compreensão dessas noções básicas no
cotidiano escolar, melhorar a convivência entre os alunos, entre professores e
alunos e entre as crianças e os familiares, bem como na vida em sociedade. A partir
desta perspectiva, a Mediação pode ser compreendida sob uma ótica
interdisciplinar, o que possibilita um diálogo entre as diversas áreas do
conhecimento, em especial com o estudo jurídico, pedagógico, sociológico e
antropológico. Através das reflexões oportunizadas nas oficinas escolares,
compreende-se que o conflito faz parte das relações interpessoais e que deve ser
enfrentado e conduzido de forma positiva, possibilitando visualizar no mesmo, não
um estado fático imutável, mas uma oportunidade de mudanças. Desta forma, a
mediação é um instrumento essencial para apresentar à criança a importância do
diálogo, da cooperação e respeito às diferenças.
This Work Completion of course intends to present the work done during the last half
of 2015 in the State School Adelaide Alvim, which was applied in the classes of the
fourth year, and had the intention to discuss with students the concepts of mediation,
conflict, cooperation and children's rights through dynamic, practical and playful
approaches. The workshops conducted in the school environment had as purpose
facilitate the understanding of these basics in everyday school life; improve the
relationship between students, between teachers and students and between children
and families and in society. From this perspective, mediation can be understood from
an interdisciplinary perspective, which enables a dialogue between the different
areas of knowledge, in particular the legal study, educational, sociological and
anthropological. Through reflections in school workshops, it is understood that the
conflict is part of interpersonal relations and that must be faced and conducted in a
positive way, allowing viewing the same, not an immutable factual state, but an
opportunity to change. Thus, mediation is an essential tool to show the child the
importance of dialogue, cooperation and respect for differences.