Abstract:
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo
para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação
ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali-
quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos,
observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados
indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos
alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito
limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança
substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as
características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para
construção de uma consciência ambiental.
The objective of this work was to demonstrate the important contribution of the field
work to Environmental Education through the analysis of the perception of high school students in
relation to the mangrove ecosystem. It is an experimental research with a qualitative-quantitative
approach, where the students' perception was evaluated through semi-open questionnaires, field
observation, post-field debate and reports produced by them. The results indicated that although the
mangrove is one of the municipality’s ecosystems where the students live, the previous knowledge
demonstrated by them in relation to such ecosystem was very limited. However, from the
developed field work it was noticed a substantial change in students' perceptions, who began to understand, in a more comprehensive way, the characteristics of the mangrove and to recognize its
importance, thus contributing to the construction of an environmental awareness.
El objetivo de este trabajo fue demostrar la importante contribución del trabajo de campo
para la Educación Ambiental a través de un análisis de la percepción de los alumnos de la
enseñanza media en relación al ecosistema manglar. Tratase de una investigación experimental con
un abordaje cualitativo y cuantitativo, en donde se evaluó la percepción de los alumnos a través de
cuestionamientos entreabiertos, observación de campo, debates pues campo y apuntamientos
producidos por los mismos. Los resultados apuntaron que a pesar del manglar constituir uno de los
ecosistemas del municipio de la vivencia de los alumnos, el conocimiento previo he demostrado
por ellos en relación a tal ecosistema era muy limitado. Entretanto, a partir del trabajo de campo
desarrollado hemos observado un cambio sustancial de la percepción de los alumnos, que pasaron a
comprender, de forma más abarcador, las características del manglar y a reconocer su importancia,
contribuyendo así para la construcción de una consciencia ambiental.