Show simple item record

dc.contributor.author Rosa, Peter da Silva
dc.contributor.author Maio, Angelica Carvalho Di
dc.date.accessioned 2018-11-22T04:14:41Z
dc.date.available 2018-11-22T04:14:41Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation ROSA, Peter da Silva; MAIO, Angelica Carvalho Di. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1. p. 21-41, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331>. Acesso em: 24 jun. 2018. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7803
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali- quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this work was to demonstrate the important contribution of the field work to Environmental Education through the analysis of the perception of high school students in relation to the mangrove ecosystem. It is an experimental research with a qualitative-quantitative approach, where the students' perception was evaluated through semi-open questionnaires, field observation, post-field debate and reports produced by them. The results indicated that although the mangrove is one of the municipality’s ecosystems where the students live, the previous knowledge demonstrated by them in relation to such ecosystem was very limited. However, from the developed field work it was noticed a substantial change in students' perceptions, who began to understand, in a more comprehensive way, the characteristics of the mangrove and to recognize its importance, thus contributing to the construction of an environmental awareness. pt_BR
dc.description.abstract El objetivo de este trabajo fue demostrar la importante contribución del trabajo de campo para la Educación Ambiental a través de un análisis de la percepción de los alumnos de la enseñanza media en relación al ecosistema manglar. Tratase de una investigación experimental con un abordaje cualitativo y cuantitativo, en donde se evaluó la percepción de los alumnos a través de cuestionamientos entreabiertos, observación de campo, debates pues campo y apuntamientos producidos por los mismos. Los resultados apuntaron que a pesar del manglar constituir uno de los ecosistemas del municipio de la vivencia de los alumnos, el conocimiento previo he demostrado por ellos en relación a tal ecosistema era muy limitado. Entretanto, a partir del trabajo de campo desarrollado hemos observado un cambio sustancial de la percepción de los alumnos, que pasaron a comprender, de forma más abarcador, las características del manglar y a reconocer su importancia, contribuyendo así para la construcción de una consciencia ambiental. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Editora da Furg pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Trabalho de campo pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Field work pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Percepción ambiental pt_BR
dc.subject Trabajo de campo pt_BR
dc.title A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal pt_BR
dc.title.alternative The importance of field work for environmental education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystem pt_BR
dc.title.alternative La importancia del trabajo de campo para la educación ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7331 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record