dc.contributor.author |
Santana, Salete de Lourdes Cardoso |
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dc.contributor.author |
Pessano, Edward Frederico Castro |
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dc.contributor.author |
Escoto, Dandara Fidelis |
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dc.contributor.author |
Pereira, Geovana da Cruz |
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dc.contributor.author |
Gularte, Cláudia Alves Ortiz |
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dc.contributor.author |
Folmer, Vanderlei |
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dc.date.accessioned |
2019-08-05T11:49:14Z |
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dc.date.available |
2019-08-05T11:49:14Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.citation |
CARDOSO SANTANA, Salete de Lourdes et al. O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental. VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 15-26, ago. 2019. ISSN 2177-7853. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8310. Acesso em: 05 ago. 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2177-7853 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7869 |
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dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se
refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas
como condição para a oferta do ensino médio no Sistema Estadual, conforme Parecer
580/2000-CEEd/RS. Por considerarmos importante que os ingressantes no ensino médio
possuam essa vivência, propusemos este trabalho, que busca responder a duas indagações:
existem laboratórios de ciências nas escolas públicas de Ensino Fundamental? Se existem, são
utilizados? Para isso, foi feita uma pesquisa que envolveu 35 escolas públicas das cidades de
Barra do Quaraí e Uruguaiana, localizadas na fronteira oeste do RS, abrangendo um público
total de 1430 alunos, 46 professores da área e 37 gestores. A coleta de dados contou com
aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A análise
mostrou que, das 35 escolas, apenas 16 possuem laboratório de ciências, representando 45,7%.
Portanto, 19 escolas, totalizando 54,3% estão sem laboratório. Destas, cinco oferecem o Ensino
Médio, o que representa cerca de 26%. Sobre o uso, dentre as que possuem, seis utilizam o
espaço, com regularidade ou não, e que cinco não os utilizam. As alegações vão desde a
estrutura até “falta de hábito”. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios um novo
olhar, para que sejam utilizados como complemento às aulas de Ciências, pois a sua inserção
poderá pode trazer vários benefícios, como contribuir no aumento das médias, na diminuição
das faltas e na motivação do aluno em aprender ciências. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to analyze the teaching of science in Elementary School regarding the presence
and use of school laboratories. In the RS, such spaces are required in schools only as a
condition for the provision of secondary education in the State System, according to Opinion
580/2000-CEEd / RS. However, because we consider it important that high school students
have this experience, we have proposed this work, which basically seeks to answer two
questions: are there science labs in public elementary schools? If they exist, are they used for
practical classes and experimentation? To do this, a survey was carried out involving 35 public
schools in the cities of Barra do Quaraí and Uruguaiana, located on the western border of the
State of Rio Grande do Sul, covering a total audience of 1430 students, 46 teachers from the
area and 37 managers. Data collection included the application of a semi-structured
questionnaire, containing open and closed questions. The analysis showed that of the 35
schools involved in the research, only 16 have a science laboratory, which represents 45.7%.
Therefore, 19 schools, totaling a percentage of 54.3% are without laboratory. Of these, it should
be noted that five (state) schools also offer high school, which represents around 26%. In
relation to the use, it was verified that six schools use the space, regularly or not, and that five
do not use them. The allegations are lack of materials and equipment, large classes, excessive
workload and even "lack of habit". With this study, it is hoped to bring to the laboratories a new
look, so that they can be used as a complement to the science classes, since their insertion can
bring several benefits, such as contributing to increase averages, decrease absences and
motivation of the student in learning science. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratórios Escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas Práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Science Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School Laboratories |
pt_BR |
dc.subject |
Practical Classes |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentation |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Science teaching and school laboratories in elementary school |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8310 |
pt_BR |