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dc.contributor.author Santana, Salete de Lourdes Cardoso
dc.contributor.author Pessano, Edward Frederico Castro
dc.contributor.author Escoto, Dandara Fidelis
dc.contributor.author Pereira, Geovana da Cruz
dc.contributor.author Gularte, Cláudia Alves Ortiz
dc.contributor.author Folmer, Vanderlei
dc.date.accessioned 2019-08-05T11:49:14Z
dc.date.available 2019-08-05T11:49:14Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CARDOSO SANTANA, Salete de Lourdes et al. O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental. VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 15-26, ago. 2019. ISSN 2177-7853. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8310. Acesso em: 05 ago. 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2177-7853
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7869
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas como condição para a oferta do ensino médio no Sistema Estadual, conforme Parecer 580/2000-CEEd/RS. Por considerarmos importante que os ingressantes no ensino médio possuam essa vivência, propusemos este trabalho, que busca responder a duas indagações: existem laboratórios de ciências nas escolas públicas de Ensino Fundamental? Se existem, são utilizados? Para isso, foi feita uma pesquisa que envolveu 35 escolas públicas das cidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana, localizadas na fronteira oeste do RS, abrangendo um público total de 1430 alunos, 46 professores da área e 37 gestores. A coleta de dados contou com aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A análise mostrou que, das 35 escolas, apenas 16 possuem laboratório de ciências, representando 45,7%. Portanto, 19 escolas, totalizando 54,3% estão sem laboratório. Destas, cinco oferecem o Ensino Médio, o que representa cerca de 26%. Sobre o uso, dentre as que possuem, seis utilizam o espaço, com regularidade ou não, e que cinco não os utilizam. As alegações vão desde a estrutura até “falta de hábito”. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios um novo olhar, para que sejam utilizados como complemento às aulas de Ciências, pois a sua inserção poderá pode trazer vários benefícios, como contribuir no aumento das médias, na diminuição das faltas e na motivação do aluno em aprender ciências. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to analyze the teaching of science in Elementary School regarding the presence and use of school laboratories. In the RS, such spaces are required in schools only as a condition for the provision of secondary education in the State System, according to Opinion 580/2000-CEEd / RS. However, because we consider it important that high school students have this experience, we have proposed this work, which basically seeks to answer two questions: are there science labs in public elementary schools? If they exist, are they used for practical classes and experimentation? To do this, a survey was carried out involving 35 public schools in the cities of Barra do Quaraí and Uruguaiana, located on the western border of the State of Rio Grande do Sul, covering a total audience of 1430 students, 46 teachers from the area and 37 managers. Data collection included the application of a semi-structured questionnaire, containing open and closed questions. The analysis showed that of the 35 schools involved in the research, only 16 have a science laboratory, which represents 45.7%. Therefore, 19 schools, totaling a percentage of 54.3% are without laboratory. Of these, it should be noted that five (state) schools also offer high school, which represents around 26%. In relation to the use, it was verified that six schools use the space, regularly or not, and that five do not use them. The allegations are lack of materials and equipment, large classes, excessive workload and even "lack of habit". With this study, it is hoped to bring to the laboratories a new look, so that they can be used as a complement to the science classes, since their insertion can bring several benefits, such as contributing to increase averages, decrease absences and motivation of the student in learning science. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Laboratórios Escolares pt_BR
dc.subject Aulas Práticas pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Science Teaching pt_BR
dc.subject School Laboratories pt_BR
dc.subject Practical Classes pt_BR
dc.subject Experimentation pt_BR
dc.title O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental pt_BR
dc.title.alternative Science teaching and school laboratories in elementary school pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8310 pt_BR


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