Olhares sobre a educação de jovens e adultos : o rejuvenescimento da EJA nos espaços da educação pública em Rio Grande/RS

Caseira, Veridiana Gomes

Abstract:

 
A presente dissertação se trata de uma proposta de investigação que está inserida na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEDU/FURG. A pesquisa tem como objetivo geral compreender quem é o educando da Educação de Jovens e Adultos na rede pública do município de Rio Grande/RS, motivada pela hipótese que há um rejuvenescimento desse público. Tal estudo está alicerçado no horizonte da Educação Popular e seus pressupostos teóricos, com o viés da pesquisa social qualitativa. A produção dos dados constitui-se a partir de um diálogo com um grupo de educandos da modalidade em questão, sendo utilizadas diferentes ferramentas a fim de possibilitar o resgate e a construção de significados, como, por exemplo, entrevistas semiestruturadas, apreciação de vídeo, escritas e observações registradas no Diário de Campo da pesquisadora. Estes dados foram gravados e transcritos para contribuir à interpretação dos fenômenos investigados, na qual foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).Diante das problematizações construídas, percebemos que há de fato um rejuvenescimento do público da Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas do município, representando um grupo cada vez maior e mais jovem que vê na EJA a possibilidade de concluir seus estudos, frente ao panorama de exclusão e segregação o qual a sociedade lhe impôs.
 
This dissertation is a research proposal that is part of the Education, Languages and Utopias research line of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande - PPGEDU / FURG. The research has as general objective to understand who is the educator of Youth and Adult Education in the public network of the municipality of Rio Grande / RS, motivated by the hypothesis that states, in synthesis, that there is a rejuvenation of this public. This study is based on the horizon of Popular Education and its theoretical assumptions, with the bias of qualitative social research. The production of data is based on a dialogue with a group of students of the modality in question, using different tools to enable the rescue and construction of meanings, such as semi-structured interviews, video appreciation, writing and observations Registered in the researcher's field journal. These data will be recorded and transcribed to contribute to the interpretation of the phenomena investigated, in which the Collective Subject Discourse (DSC) will beused. Faced with the problematizations built it is noticed that there is indeed a rejuvenation of the public of Youth and Adult Education in the public networks of the municipality. A growing and younger group that sees in the EJA the possibility of completing their studies, facing the panorama of exclusion and segregation to which society has imposed.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)