Professor comunitário : saberes produzidos no âmbito da implantação do Programa Mais Educação no município de Jaguarão/RS

Lima Junior, Agnaldo Mesquita de

Abstract:

 
Nesta dissertação buscamos investigar e compreender os saberes construídos pelos Professores Comunitários no contexto de implementação do Programa Mais Educação (PME) na rede municipal de Jaguarão/RS. Temos ainda como objetivos específicos: a) compreender a historicidade dos conceitos estruturantes do PME; b) compreender a concepção e as funções do Professor Comunitário no âmbito do PME; c) investigar os saberes e as necessidades formativas dos Professores Comunitários no âmbito da gestão do PME no município; e d) sugerir estratégias de formação e de qualificação para a gestão do PME ou de outra política de educação integral. A dissertação está organizada por artigos, os quais correspondem a cada um dos objetivos da pesquisa. Inicialmente um artigo qualitativo de cunho Hermenêutico, perpassando as principais experiências e vertentes teóricas de educação integral. Após, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da arte, realizando um levantamento a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes das pesquisas que abordassem a figura do professor comunitário. Este artigo teve por objetivo compreender como se dava a atuação do Professor Comunitário junto ao PME. O terceiro e o quarto artigo, foram orientados por uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 sujeitos que atuaram na função de Professor Comunitários por pelo menos um ano. Com a realização dos artigos foi possível perceber o PME como uma importante experiência de educação integral. Nesse sentido, o Professor Comunitário representou um sujeito central para o planejamento, avaliação e desenvolvimento do referido programa. Assim, as experiências desses sujeitos no desenvolvimento de suas funções representam um movimento de produção de saberes. Além disso, a troca de experiência entre esses sujeitos possibilitou observar ainda um outro movimento: o de produção coletiva de saberes, denominada nesta dissertação como de "saber-fazer coletivo". Destacamos ainda a necessidade de novos estudos que abordem as questões relativas à educação integral e à produção coletiva de saberes como proposta de formação.
 
In this dissertation we seek to investigate and understand the knowledge built by Community Teachers in the context of the implementation of Programa Mais Educação (PME) in the municipal network of Jaguarão / RS. We also have specific objectives: a) to understand the historicity of the structuring concepts of PME; b) understand the design and functions of the Community Teacher in the SME field; c) investigate the knowledge and training needs of Community Teachers within the scope of SME management in the municipality; and d) suggest training and qualification strategies for SME management or another integral education policy. The dissertation is organized by articles, which correspond to each of the research objectives. To do so, we initially carried out a qualitative article with a Hermeneutical character, crossing the main theoretical experiences and aspects of integral education. Afterwards, we conducted a state-of-the-art research, conducting a survey from the Bank of Thesis and Dissertations of Capes of the research that approached the figure of the community teacher. This article aimed to understand how the Community Teacher worked with the PME. The third and fourth articles were guided by a qualitative research of the narrative type. Semi-structured interviews were conducted with six subjects who worked as Community Teachers for at least one year. With the realization of the articles it was possible to perceive the PME as an important experience of integral education. In this sense, the Community Teacher represented a central subject for the planning, evaluation and development of said program. Thus, the experiences of these subjects in the development of their functions represent a movement of knowledge production. Moreover, the exchange of experience between these subjects allowed us to observe yet another movement: the collective production of knowledge, termed in this dissertation as "collective know-how". We also emphasize the need for new studies that address the issues related to integral education and the collective production of knowledge as a training proposal.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)