O tempo duração na formação de professores de Ciências online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/FURG

Medeiros, Ana Laura Salcedo de

Abstract:

 
Esta tese de doutorado, intitulada O Tempo Duração na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/FURG insere-se na linha de pesquisa Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa. Esta investigação apresenta uma pesquisa-intervenção sobre uma Comunidade Aprendente (CA) de formação acadêmico-profissional constituída no PIBID. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, fenomenológico-hermenêutica voltada à compreensão do tempo na constituição dos professores participantes da CA, no processo de formação na modalidade da Educação Online. A questão de pesquisa proposta no trabalho foi: “Como que é isso que se mostra de tempo nos encontros de formação Online por webconferência do PIBID Ciências?”. Os sujeitos participantes dessa CA foram compostos por: doze (12) bolsistas PIBID licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências em Educação a Distância (EaD) do polo de Santa Vitória do Palmar (SVP); três (03) professoras supervisoras da educação básica de Ciências do município de SVP; e a professora formadora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenadora do subprojeto do PIBID Ciências – EaD. Para a compreensão sobre o tempo, este é descrito nos contextos da etimologia, da mitologia, da poesia, da filosofia, da irreversibilidade social e da educação popular. O aporte teórico desta pesquisa se desenvolveu na interlocução com Henri Bergson, no tempo duração em diálogo com Paulo Freire e no tempo duração na Formação de Professores na Educação em Ciências. Os métodos de análise foram: o intuitivo e o cartográfico, por meio dos quais se descreveram cinquenta e uma (51) gravações de webencontros de formação realizados nos anos de 2014 a 2016. Os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Licenciatura em Ciências EaD da FURG foram analisados para compreender o tempo duração no PIBID. Essas análises apontaram para a percepção das especificidades da educação e formação de Ciências Online entre o tempo fictício e o tempo duração pelo conceito de diferentes em si para a compreensão no campo da Educação em Ciências pela problematização do tempo.
 
This doctoral thesis” The Time Duration in Online Sciences Teacher Training in the Scholarship for Initiation to Teaching Institutional Program – PIBID/FURG” is part of the line of research: Scientific Education: Processes of Teaching and Learning in the School, in the University and in the Research Laboratory. This research presents an intervention-research about a learners community (CA) of academic-professional training constituted at PIBID. Therefore, a qualitative, phenomenological-hermeneutic research to understand time in the training of the teachers of the CA who joined the training process of the Online modality was developed. The question proposed in this work is: How is it that is shown as time in Online training meetings through web conferences of PIBID Sciences? The ones who participated of this CA were twelve (12) scholarship holders of PIBID with degree in the Licentiate Course in Sciences through Distance Learning (EaD) of Santa Vitoria do Palmar (SVP) pole, three (3) supervisors teachers of elementary school of Sciences of the municipality of SVP, and the teacher-educator from Federal University of Rio Grande (FURG), coordinator of the subproject of PIBID Sciences – EaD. For the comprehension about time, we shall describe it in the contexts of etymology, mythology, poetry, philosophy, social irreversibility and popular education. The theoretical input was made in the interlocution between Henri Bergson regarding time duration in dialogue with Paulo Freire and the time duration in Teachers Training for Sciences Education. The methods of analysis are: the intuitive and the cartographic one in which fifty-one (51) recordings of webmeetings of training from 2014 to 2016 were described. The undergraduate theses of FURG's Licentiate Course in Sciences EaD were analyzed to understand the time duration at PIBID. These analyses pointed to the perception of the specificities of Sciences education and online training between fictitious time and time duration by the concept of their differences in order to understand it in the field of Science Education through the questioning of time.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)