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dc.contributor.advisor Silva, João Alberto da
dc.contributor.author Roveda, Crislaine de Anunciação
dc.date.accessioned 2020-03-26T22:01:20Z
dc.date.available 2020-03-26T22:01:20Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation ROVEDA, Crislaine de Anunciação. Avaliação em Matemática na pré-escola : um estudo de caso de uma escola no extremo sul gaúcho. 2018. 134 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8451
dc.description.abstract O desenvolvimento das habilidades matemáticas é fundamental na escolarização das crianças desde a Educação Infantil. Neste estudo nos ocupamos dessa temática a fim de investigar o espaço que esse campo de conhecimento assume nesse nível de ensino no que tange à avaliação. A questão de pesquisa da dissertação refere-se a como a avaliação em Matemática na pré-escola acontece em uma escola pública de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Nesta investigação, os objetivos foram: Mapear os referenciais curriculares e os conteúdos matemáticos avaliados na Educação Infantil, identificar os procedimentos dos professores para avaliar a área da matemática e compreender os critérios utilizados para essa avaliação na Educação Infantil. Quanto à perspectiva metodológica, esta pesquisa foi de cunho qualitativo e a metodologia empregada foi o Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa foram oito professoras de turmas da pré-escola, com idade de quatro a cinco anos, da instituição de maior porte de Educação Infantil do município de Rio Grande. Inicialmente, analisou-se os Pareceres Descritivos dos alunos, que são os instrumentos de comunicação da avaliação das crianças a fim de compreender como a Matemática surge nesse cenário. Nesse momento, o estudo sustentou-se nas técnicas de análise documental. O bloco do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil sobre Números e Sistema de Numeração foi o mais significativo, possuindo um maior número de unidades, o que nos remete a ideia de que a Matemática ainda está fortemente associada com os algarismos. Evidenciamos também, significativamente a ideia de comparação e classificação dos objetos. Após, foram feitas entrevistas com as professoras a fim de investigar conteúdos, instrumentos e concepções empregadas na avaliação em matemática. Essa entrevista foi analisada pela técnica de Análise de Conteúdo do qual emergiram três categorias: Compreensões sobre o processo avaliativo e a aprendizagem, Práticas de planejamento e concepções do currículo no ato avaliativo e Conteúdos matemáticos emergentes no processo avaliativo. A primeira categoria apontou como as professoras compreendem o processo avaliativo e a aprendizagem, bem como a elaboração dos Pareceres Descritivos. A segunda categoria compreende as ideias sobre o que é o currículo e como as professoras apropriam-se dele, também aborda as considerações na hora de elaborar o planejamento, incluindo a utilização de recursos, baseados em objetivos ou em diagnósticos a priori. A terceira categoria surgiu da necessidade de compreensão de alguns termos que foram abordados nos pareceres descritivos sobre as habilidades matemáticas trabalhadas pelas professoras. Nesse processo foi possível compreender que os Pareceres Descritivos abordaram fortemente a ideia de associação do número e numeral e a comparação e classificação dos objetos; já as entrevistas evidenciaram que os aspectos que as professoras avaliam estão ligados ao cognitivo, afetivo e o social e como realizam-se da observação e registro no momento de elaborar o Parecer Descritivo. pt_BR
dc.description.abstract The development of mathematical abilities are fundamental in the schooling of children since kindergarten. In this study we worked with this theme in order to investigate the space that this field of knowledge assumes in this level of education regarding the evaluation. The research question of the dissertation refers to how the assessment in Mathematics in the preschool happens in a public school of Early Childhood Education of the municipality of Rio Grande / RS. In this investigation, the goals were: To map the curricular references and mathematical contents evaluated in Early Childhood Education, to identify the teachers' procedures to evaluate the area of mathematics and to understand the criteria used for this evaluation in Early Childhood Education. In the methodological perspective, this research was qualitative and the methodology used was the Case Study. The participants of the research were eight pre-school teachers, aged four to five years, of the institution of Early Childhood Education of the larger classes in Rio Grande city. Initially, we analyzed the Descriptive Opinions of the students, which are the instruments of communication of the evaluation of the children in order to understand how Mathematics appears in this scenario. At that moment, the study was based on the techniques of documentary analysis. The National Curricular Reference Framework of Infant Education the Numbers block and Numbering System was the most significant, holding a larger number of units, which brings us to the idea that Mathematics is still strongly associated with numbers. We also show, significantly, the idea of comparing and classifying objects. Afterwards, interviews were conducted with the teachers in order to investigate the contents, instruments and conceptions used in the evaluation in mathematics. This interview was analyzed by the Content Analysis technique from which three categories emerged: Understanding about the evaluative process and learning, Planning practices and conceptions of the curriculum in the evaluative act and Emerging mathematical contents in the evaluative process. The first category indicated how the teachers understand the evaluation process and the learning, as well as the elaboration of Descriptive Opinions. The second category appreciated ideas about what the curriculum is and how teachers appropriate it, also addresses considerations when designing planning, including resource use, goal-based, or a priori diagnosis. The third category emerge from the need to understand some terms that were addressed in the descriptive opinions on the mathematical abilities worked by the teachers. In this process it was possible to understand that the Descriptive Opinions strongly approached the idea of number and numeral association and the comparison and classification of objects; the interviews showed that the aspects that the teachers evaluate are related to the cognitive, affective and social aspects and how they are realized from the observation and recording at the moment of elaborating the Descriptive Opinion. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Pré-escola pt_BR
dc.subject Estudos de caso pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Preschool pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.title Avaliação em Matemática na pré-escola : um estudo de caso de uma escola no extremo sul gaúcho pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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