Docência iniciante na universidade : interações auto-eco-organizadoras da formação

Borges, Daniele Simões

Abstract:

 
Este trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos que a formação do docente não é um processo linear, replicável e técnico, ao contrário, requer que a concebamos como uma necessidade vital de ampliação das suas compreensões para/com o mundo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivos: a) Compreender os processos de formação e de desenvolvimento profissional dos docentes universitários iniciantes; b) Contextualizar e compreender a política institucional de formação continuada dos docentes universitários na FURG, a partir da proposição e das ações do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - PROFOCAP; e, c) Investigar junto aos docentes universitários iniciantes da FURG, suas experiências, bem como os elementos e as condições de interação que vêm contribuindo e que podem ampliar as possibilidades de auto-eco-organização da formação. Esta investigação é de cunho qualitativo, sendo marcada por quatro movimentos metodológicos. No primeiro movimento, buscamos, por meio da compreensão, tecer possibilidades reflexivas a fim de compreender condição iniciante dos docentes nas universidades e seu processo de inserção profissional. O segundo movimento foi realizado por meio da análise documental visando a compreensão das ações desenvolvidas e das preocupações temáticas contempladas pelo Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica- PROFOCAP da Universidade Federal do Rio Grande- FURG anunciadas nos Relatórios de Gestão anual produzidos entre 2008-2014. No terceiro movimento temos como horizonte, a realização de uma entrevista narrativa com os professores iniciantes ingressantes na FURG. Para tanto, investigamos junto a docentes universitários iniciantes, os elementos e as condições de interação que vêm contribuindo e que podem ampliar as possibilidades de auto-eco-organização da formação. No último movimento operamos as narrativas utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) visando desenvolver um estudo que teve como objetivo compreender como se organiza a atividade de pesquisa científica na inserção do professor iniciante. De acordo com nossas análises, entendemos que a formação pedagógica precisa estar em pauta na política institucional promovendo espaços de interações auto-eco-referenciais. Entendemos a formação do professor universitário iniciante como um processo complexo auto-eco-organizador mediado por possibilidades integradoras entre universidade e professores, ensino pesquisa, permitindo a discussão dos desafios da docência no coletivo, fortalecendo a identidade institucional e a identidade pessoal do professor. Com base nessas compreensões, anunciamos a tese de que a docência iniciante desenvolve-se em um espaço-tempo de reorganização, complexificação e de ampliação das compreensões profissionais e institucionais. Este processo é configurado pelas interações auto-eco-referenciais. O prefixo auto expressa o efeito das interações que o professor produz de-si/para-si, os quais envolvem desequilíbrios, instabilidades e aprendizagens multidimensionais. O prefixo eco indica as possibilidades sócio-culturais e institucionais de acesso e de reorganização da profissionalização. A integração das dimensões auto-eco-referenciais necessita ser uma preocupação da universidade, fortalecendo a tomada de iniciativas institucionais diante da inserção dos professores iniciantes.
 
This doctoral work has as its theme the beginning teaching in the university. Its theoretical support nourishes itself through the theory of complexity. From the cognitive operators of complex thinking, we learn that teacher training is not a linear, replicable and technical process; rather, it requires us to think of it as a vital need to broaden our understanding of the world. Thus, this research aims to: a) Understand the processes of training and professional development of beginning university teachers; b) Contextualize and understand the institutional policy of continuing training of university teachers in FURG, based on the proposal and actions of the Continuing Education Program in the Pedagogical Area - PROFOCAP; and, c) To investigate with the university teachers who are new to FURG, their experiences, as well as the elements and the conditions of interaction that have been contributing and which can increase the possibilities of self-organization of the training. This research is qualitative, being marked by four methodological movements. In the first movement, we seek, through the understanding, to weave reflective possibilities in order to understand the beginnings of the teachers in the universities and their process of professional insertion. The second movement was carried out through documentary analysis aiming at understanding the actions developed and the thematic concerns contemplated by the Continuing Education Program in the Pedagogical Area - PROFOCAP of the Federal University of Rio Grande - FURG announced in the Annual Management Reports produced between 2008-2014. In the third movement we have as horizon, the accomplishment of a narrative interview with the beginning teachers entering the FURG. To do so, we investigate with beginning university teachers, the elements and conditions of interaction that have been contributing and that can expand the possibilities of self-organization of the training. In the last movement we operate the narratives using the Discourse of the Collective Subject (DSC) aiming to develop a study whose objective was to understand how the scientific research activity is organized in the insertion of the beginning teacher. According to our analyzes, we believe that pedagogical training must be on the agenda in institutional politics by promoting spaces of self-referential interactions. We understand the formation of the beginning university professor as a complex self-organizing process mediated by integrative possibilities between university and teachers, teaching research, allowing the discussion of the challenges of teaching in the collective, strengthening the institutional identity and the personal identity of the teacher. Based on these understandings, we announce the thesis that beginning teaching develops in a space-time of reorganization, complexity and extension of professional and institutional understandings. This process is configured by auto-eco-referential interactions. The self prefix expresses the effect of the interactions that the teacher produces from-si / to-si, which involve imbalances, instabilities and multidimensional learning. The prefix echo indicates the socio-cultural and institutional possibilities of access and reorganization of professionalization. The integration of the self-referential dimensions needs to be a concern of the university, strengthening the institutional initiatives taken before the insertion of the beginning teachers.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)