dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Natalia de Quadros |
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dc.date.accessioned |
2020-04-07T17:08:55Z |
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dc.date.available |
2020-04-07T17:08:55Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Natalia de Quadros. Suscitando as questões sobre os gêneros na disciplina de Ciências em uma escola pública do município do Rio Grande/RS. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8576 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo analisar as narrativas de estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental sobre as questões de gêneros, bem como investigar a narrativa da professora de Ciências sobre as questões de gêneros. Fundamentamos nossa pesquisa nos Estudos de Gênero, pois nos possibilita colocar em xeque algumas produções culturais naturalizadas na sociedade, em específico, as questões sobre os gêneros. Assim, compreendemos que os gêneros são uma produção sociocultural que se dá através de diversas instâncias, como a escola, as mídias, as famílias, entre outras. Entendemos, assim, a escola como uma instância fundamental na formação de sujeitos capazes de discutir sobre as diversas situações da sociedade, em especial as de gêneros. Também utilizamos o conceito de educação menor pois nos dá algumas pistas dos caminhos que podemos adotar para que as discussões relacionadas aos gêneros ocorram na escola. Enquanto estratégia metodológica, nos debruçamos na investigação narrativa entendendo que ela pode ser utilizada tanto na produção, quanto na análise dos dados. Dentre as/os 47 estudantes que participaram das discussões, havia 32 meninas e 15 meninos, com idade entre 13 e 16 anos. Para tanto, analisamos as narrativas dos estudantes e da professora de Ciências. Os temas de gêneros sugeridos para as discussões foram: Ações generificadas; Binarismos de gêneros; Feminilidades e masculinidades; Violência de Gênero e Violência no namoro. As narrativas da professora foram produzidas a partir de um relato de experiência escrito pela mesma. Ao analisarmos as narrativas dos/as estudantes, observamos que eles/as entendem que existem diversos entendimentos para o termo gênero, sendo que há um entrelaçamento entre gêneros e sexualidades que reafirmam a linearidade sexo-gênero-sexualidade. Além disso, as/os estudantes reconhecem as desigualdades presentes entre os gêneros por conta da produção de atributos dados a mulheres e homens. Reconhecemos que tais articulações com as questões de gêneros foram possíveis em meio às aulas de ciências, pois a professora é uma militante, que defende que as questões sobre os gêneros sejam debatidas na escola, assim ela procura incluir os debates sobre essas temáticas em sua sala de aula, o que nos possibilita perceber que mediante compromisso da/o professora/professor é possível alcançar discussões de cunho social concomitante às aulas. Diante disto, elas/es narram a importância da escola enquanto promotora da igualdade de gêneros, e que as discussões sobre esta temática devem acontecer desde a infância. Deste modo, consideramos que a abordagem de discussões de gêneros com as/os estudantes é importante como modo de desconstruir alguns estereótipos e distinções existentes entre os gêneros, além de contribuir na ruptura das violências causadas por esta diferenciação. Além disso, aos observarmos algumas brechas a partir de educação menor, entendemos que o ensino de Ciências pode ser articulado às questões de gêneros, dando reconhecimento à visibilidade de sujeitos e as suas experiências que emergem nas aulas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation aims to analyze the narratives of ninth grade students of elementary school on gender issues, as well as investigating the teacher's narrative on gender issues. We base our research on Gender Studies, because it allows us to question certain naturalized cultural productions in society, specifically, questions about genres. Thus, we understand that the genres are a socio-cultural production that occurs through various instances, such as school, the media, families, among others. We understand, therefore, the school as a fundamental instance in the formation of subjects capable of discussing the different situations of society, especially those of genres. We also use the concept of minor education as it gives us some clues about the paths we can take to bring discussions about gender into school. As a methodological strategy, we focus on narrative research, understanding that it can be used in both production and data analysis. Among the 47 students who participated in the discussions, there were 32 girls and 15 boys, aged between 13 and 16 years. To do so, we analyze the narratives of the students and the science teacher. The themes of genres suggested for the discussions were: Generated actions; Binarisms of genera; Feminities and masculinities; Gender Violence and Dating Violence. The teacher's narratives were produced from an experience report written by the teacher. In analyzing the narratives of the students, we observe that they understand that there are several understandings for the term gender, being that there is an interweaving between genders and sexualities that reaffirm the linearity sex-gender-sexuality. In addition, students recognize the inequalities present between genders because of the production of attributes given to women and men. We recognize that such articulations with gender issues were possible in the midst of science classes, as the teacher is a militant who advocates that gender issues be debated at school, so she seeks to include debates on these issues in her classroom of class, which allows us to perceive that through a commitment of the teacher / teacher it is possible to achieve discussions of a social nature concomitant with the classes. Faced with this, they tell the importance of school as a promoter of gender equality, and that discussions on this theme should happen from childhood. In this way, we consider that the approach of discussions of genres with the students is important as a way of deconstructing some stereotypes and distinctions between the genres, besides contributing to the rupture of the violence caused by this differentiation. In addition, when we look at some of the gaps from lower education, we understand that science teaching can be articulated to gender issues, giving recognition to the visibility of subjects and their experiences that emerge in class. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Suscitando as questões sobre os gêneros na disciplina de Ciências em uma escola pública do município do Rio Grande/RS |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas |
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dc.subject |
Gêneros |
pt_BR |
dc.subject |
Educação menor |
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dc.subject |
Ensino de ciências |
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dc.subject |
Narratives |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
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dc.subject |
Minor education |
pt_BR |
dc.subject |
Sciense teaching |
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dc.title |
Suscitando as questões sobre os gêneros na disciplina de Ciências em uma escola pública do município do Rio Grande/RS |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |