Reconhecimento e competência : Dimensões da formação integral no ensino técnico integrado

Zanotta, Patricia Anselmo

Abstract:

 
Esta tese busca compreender como o processo acompanhado de produção dos trabalhos de conclusão de curso - TCC em um curso técnico integrado ao ensino médio possibilita a formação integral na educação profissional. Isso, a partir da questão de pesquisa: o que é isso: a formação integral no ensino técnico integrado? O acompanhamento do processo de produção dos TCC foi realizado com estudantes formandos do ano de 2015 do curso técnico integrado de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande e com os respectivos professores orientadores. O desenvolvimento dos TCC ocorreu na disciplina de Projeto de Automação e intencionava um acompanhamento processual dialogado na produção do conhecimento sobre a temática escolhida. Diante disso, a análise do processo de produção se configurou em uma oportunidade de investigar a formação integral, pressuposto assumido pelo curso. Consistiu ainda na busca pela compreensão da articulação entre o orientador, os alunos e os TCC desenvolvidos para a produção das informações referentes à formação integral. Os procedimentos metodológicos incluíram o registro sistemático do acompanhamento por parte da pesquisadora do desenvolvimento dos TCC em 2015, a produção de informações a partir de um questionário respondido pelos alunos e, de entrevistas com os orientadores. O acompanhamento possibilitou perceber que a proposta em estudo dialoga com os pressupostos do Educar pela Pesquisa em Demo, Moraes, Galiazzi e Ramos. Os resultados da análise realizada por meio da Análise Textual Discursiva - ATD referentes às contribuições dos alunos produziram três categorias finais: o reconhecimento do contexto pela escolha da temática; o reconhecimento de si pelo elogio recebido; e, o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens. Da análise das entrevistas com os professores emergiram as categorias: o reconhecimento de si e do outro pela qualidade do trabalho realizado e, a construção da competência profissional. A partir destas buscou-se a compreensão sobre o Reconhecimento e a Competência. Assim, pode-se concluir que o processo de realização dos TCC favorece a formação integral, tanto dos alunos como dos professores orientadores, por oportunizar o desenvolvimento da competência profissional, em suas dimensões técnica, ética, política e estética, e fortalecer a autonomia e autoestima através do reconhecimento de si e do outro.
 
This thesis seeks to understand how the supervised production process of the Final Course Assignment (or TCC, from the Portuguese, Trabalho de Conclusão de Curso) ina technical course integrated to the high-school education level provides integral formation in professional education. This starts from the research question: what is this- integral formation in integrated technical education? To answer this question, the TCC production process of the 2015 concluding class of the Industrial Automation Integrated Technical Course was observed. This course is offered by the Rio Grande Campus ofthe Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS- Rio Grande). The respective advisors were also observed during the development of the TCC. This occurred in the Automation Design discipline and intended a dialogical accompanied process in the knowledge production about the chosen theme for the final assignment. Therefore, the analysis of the production process turned into an opportunity to investigate integral formation, which is an paradigm assumed by the course. It also consisted in a search for understanding the articulation between advisors, students and the developed TCC for producing information regarding the integral formation. The methodological procedures included the systematic recording of the observations by the researcher while the TCC were in development, and the information produced from a questionnaire answered by the students and from interviews with the advisors. This allowed to perceive that the studied proposal dialogues with the assumptions established in Educating by Research by Demo, Moraes, Galiazzi and Ramos. The Discursive Textual Analysis (DTA) of the contributions produced by the students resulted in three final categories: the context recognition by choosing the TCC theme; the recognition of self by the compliments received; and the development of multiple learning. Two categories emerged from the analysis of the advisors interviews: there cognition of self and of the others by the quality of the produced work and the construction of professional competence. From these results, the understanding on Recognition as well the Competence. Thus, it is possible to conclude that the TCC production process favors the integral formation of both the students and the advisors, opportunizing the development of professional competence, in technical, ethical, political and aesthetic dimensions, and to strengthen the autonomy and self-esteem through the recognition of self and the others as well.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)