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dc.contributor.advisor Jelinek, Karin Ritter
dc.contributor.author Moraes, Guilherme da Cruz
dc.date.accessioned 2020-04-14T17:19:42Z
dc.date.available 2020-04-14T17:19:42Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MORAES, Guilherme da Cruz. Concepções de currículo e escola: como práticas no contexto escolar podem influenciar em resultados de avaliações externas. 2018. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8608
dc.description.abstract As discussões acerca de avaliações externas escolares e seus impactos na rede pública de ensino se tornam cada vez mais presentes nas pesquisas educacionais. Ao buscar a compreensão das avaliações externas é possível perceber que estas são subsidiadas com ideais de melhoria e qualidade no ensino, a partir de indicadores educacionais que podem apontar a situação do panorama geral do país, acerca da qualidade da educação pública e nortear políticas que impliquem em resultados satisfatórios. A dissertação, compreende um estudo de ordem qualitativa, com o objetivo de verificar se professores de matemática, da rede pública municipal de Pelotas - RS, de duas escolas selecionadas, preparavam os alunos para a Prova Brasil, e quais os diferenciais que poderiam influenciar nos resultados finais. As compreensões obtidas são resultados de análises de entrevistas realizadas com duas gestoras escolares da rede municipal de Pelotas - RS e com duas professoras de matemática, que lecionam nos últimos anos do Ensino Fundamental das duas escolas selecionadas. Tais escolas, foram escolhidas a partir dos resultados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ano de 2015. As análises das entrevistas foram realizadas embasadas na metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), onde não se busca fazer jus de valor às informações obtidas, mas, na compreensão de fenômenos que emergem através da interação do pesquisador com a pesquisa. Os resultados observados, fazem parte de três categorias emergentes: "nosso objetivo é preparar para a vida", "trabalho coletivo e planejamento" e, por fim, "reflexões sobre o que o IDEB não mostra" as quais sugerem o reconhecimento das avaliações externas pelas gestoras e professoras e que o trabalho desenvolvido, nas escolas, não está pautado em avaliações externas, segundo suas concepções, mas na busca por uma educação de qualidade. Indicam, portanto, que tais avaliações e indicadores não representam a escola em sua totalidade, nem contemplam a diversidade que há no país. As entrevistadas, a partir de suas concepções, apontam o que consideram como educação de qualidade, bem como a importância de um planejamento pedagógico em conjunto entre professores, gestores e coordenação pedagógica. Visando tais objetivos e salientando a importância das escolas públicas no processo de formação cidadã de seus alunos. pt_BR
dc.description.abstract Discussions about external school assessments and their impacts on the public school system become increasingly present in educational surveys. In seeking the understanding of external evaluations, it is possible to perceive that these are subsidized with ideals of improvement and quality in education, from educational indicators that can point the situation of the general panorama of the country, about the quality of public education and guide policies that imply satisfactory results. The dissertation comprises a qualitative study, with the objective of verifying that mathematics teachers from the municipal public network of Pelotas - RS, from two selected schools, prepared the students for Prova Brasil, and which differentials could influence results. The understandings obtained are the results of analysis of interviews conducted with two school managers of the municipal network of Pelotas - RS and two mathematics teachers, who taught in the last years of Elementary School of the two schools selected. These schools were chosen based on the results of the Basic Education Development Index (IDEB), in the year 2015. The analyzes of the interviews were based on the methodology of Textual Discursive Analysis (ATD), where no attempt is made to value to the information obtained, but in the understanding of phenomena that emerge through the interaction of the researcher with the research. The results observed are part of three emerging categories: "our goal is to prepare for life," "collective work and planning," and finally "reflections on what the IDEB does not show" which suggest the recognition of external evaluations by the managers and teachers, and that the work carried out in schools is not based on external evaluations, according to their conceptions, but on the quest for quality education. They indicate, therefore, that such assessments and indicators do not represent the school as a whole, nor do they contemplate the diversity that exists in the country. The interviewees, from their conceptions, point out what they consider as quality education, as well as the importance of a joint pedagogical planning among teachers, managers and pedagogical coordination. Aiming at these objectives and stressing the importance of public schools in the process of citizen training of their students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Prova Brasil pt_BR
dc.subject Avaliação externa pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject External evaluation pt_BR
dc.subject Syllabus pt_BR
dc.subject Pedagogical work pt_BR
dc.title Concepções de currículo e escola: como práticas no contexto escolar podem influenciar em resultados de avaliações externas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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