dc.contributor.advisor |
Henning, Paula Corrêa |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gisele Ruiz |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-14T17:38:50Z |
|
dc.date.available |
2020-04-14T17:38:50Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Gisele Ruiz. Discursos de verdade nas práticas de escolarização com crianças pequenas: uma arte pedagógica na atualidade. 2019. 159 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8610 |
|
dc.description.abstract |
A presente tese de Doutorado em Educação em Ciências tem como foco de análise a infância escolarizada. O estudo busca responder ao seguinte problema: Que verdades circulam na revista Pátio Educação Infantil que orientam a prática pedagógica para as crianças de 4 e 5 anos na atualidade? Tendo como referência teórico-metodológica especialmente os estudos de Michel Foucault, foram analisadas as edições da revista que foram publicadas no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2018, tendo como foco as práticas realizadas com as crianças a partir de quatro anos de idade - dada a obrigatoriedade de matrícula na educação básica para tal faixa etária, após a promulgação da Lei 12.796/13. Foram utilizados o método genealógico foucaultiano e a ferramenta analítica da problematização para a análise do material empírico escolhido. Praticou-se o exercício do pensamento sobre o presente e as formas como nos constituímos professores e professoras no século XXI, produzindo modos de fazer educação. Buscou-se entender os direcionamentos que são dados à infância na atualidade, entendendo-os como estratégias de gerenciamento da população na lógica de um Estado governamentalizado. Foram mapeados, ainda, os princípios filosóficos que dão sustentação às práticas educativas na educação infantil a partir da abordagem de dois filósofos clássicos do pensamento pedagógico moderno: Jan Amos Comenius e Jean Jacques Rousseau. Apostou-se na existência de uma arte pedagógica contemporânea que se sustenta a partir de um saber docente legitimado pelo campo científico, o qual dita as formas de conduzir as condutas escolares na atualidade. Por fim, problematizou-se a hegemonia de uma Pedagogia de Projetos assumida como estratégia metodológica das práticas da educação infantil de forma a unificar, padronizar e normalizar o pensamento pedagógico contemporâneo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present dissertation of Doctorate in Education in Sciences has as focus of analysis the schooling childhood. The study aims to answer the following problem: what truths circulate in the magazine Pátio Educação Infantil that guide the pedagogical practice for 4-to 5-year-old children nowadays? Using as theoretical-methodological reference the studies of Michel Foucault, the editions of the magazine that were published in the period from January 2014 to January 2018 were analyzed, focusing on the practices performed with children since 5 years old - given the mandatory enrollment in basic education for this group of age, after the enactment of Law 12.796/13. The Foucauldian genealogical method and the analytical resource of the problematization were used for the analysis of the chosen empirical material. The practice of thinking about the present and the ways in which we become teachers in the 21st century were practiced, producing ways of educating. It was sought to understand the directions currently given to childhood, understanding them as strategies of population management in the logic of a governed state. Also, the philosophical principles that support educational practices in early childhood education were also mapped parting from the approach of two classical philosophers of modern pedagogical thinking: Jan Amos Comenius and Jean Jacques Rousseau. It was relied on the existence of a contemporary pedagogical art that is based on a teaching knowledge legitimized by the scientific area, which defines the ways of conducting current school behaviors. At long last, the hegemony of a Pedagogy of Projects - assumed as a methodological strategy of the practices of children's education - was problematized in a way to unify, standardize and normalize the contemporary pedagogical thinking. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Arte pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Artefato cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Children’s education |
pt_BR |
dc.subject |
Modernity |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical art |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural artifice |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy of projects |
pt_BR |
dc.title |
Discursos de verdade nas práticas de escolarização com crianças pequenas: uma arte pedagógica na atualidade |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |