Abstract:
A Educação Química vem garantindo espaço na pesquisa educacional desde o movimento da reforma curricular ocorrida nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. As contribuições advindas deste movimento, resultou em investigações, em alguns casos, criticadas pelo seu caráter quantitativo. Dessa forma, a preocupação dos pesquisadores no final dos anos 70, concentrou-se nas investigações com abordagens qualitativas sobre os conceitos científicos na aprendizagem dos alunos e na importância para a formação da comunidade de educadores em química. Por esse viés, percebemos ainda uma baixa contribuição de publicações sobre as questões conceituais de química, e uma grande demanda de pesquisas desenvolvidas na/para formação de professores. A presente pesquisa intitulada "Compreensões das abordagens metodológicas nas pesquisas sobre conceitos químicos em Educação Química do Rio Grande do Sul", analisou vinte e nove produções desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2005 a 2015. Como referencial de análise das teses e dissertações, buscamos à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), com o objetivo de compreender o que se mostra nas metodologias de pesquisa que foram utilizadas nas investigações dos conceitos químicos nessas produções acadêmicas. A categoria emergente de nossa análise, intitulada "Pesquisa em Educação Química: a ampliação conceitual na perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem a partir do movimento da Mudança Conceitual" nos mostra que em suma, as pesquisas estão preocupadas em utilizar metodologias que visam a favorecer a compreensão conceitual química, através de um método, presente em todas as pesquisas analisadas: pré-teste/intervenção/pós-teste. Avaliamos importante o enfoque dado pelas investigações sobre as concepções alternativas, visto que muitas das questões conceituais compreendidas de forma equivocada ou errada, provém das relações histórico-culturais e que a transmuta para o conhecimento científico. No entanto, ponderamos sobre a utilização de outras metodologias de pesquisa que envolvam referenciais humanísticos (psicanalíticos, filosóficos e sociológicos) que contemplam os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, a presente investigação para/na Educação Química subsidia para novas compreensões frente as discussões teórico-metodológicas que circundam a área, questões essas que envolvem e ampliam o olhar da comunidade química e, dessa forma, fortificam as contribuições para a aprendizagem conceitual em Química.
Chemical Education has been guaranteeing space in research since the movement of curricular reform occurred in the 1960s in the United States and England, so that the contributions from this movement resulted in investigations, in some cases criticized for their quantitative character. Thus, researchers' concern in the late 1970s focused on investigations with qualitative approaches on scientific concepts in student learning and on the importance of training the community of educators in chemistry. That way, we also noticed a low contribution of publications on the conceptual issues of chemistry, and a great demand for research developed in / for teacher training. The present research entitled "Understandings of methodological approaches in conceptual research in Chemical Education of Rio Grande do Sul" analyzed twenty-nine productions developed in Postgraduate Programs of the State of Rio Grande do Sul in the period from 2005 to 2015. As a reference for the analysis of theses and dissertations, we sought the light of the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011), with the objective of understanding the research methodologies that were used in the investigations of the chemical concepts in these academic productions. The emerging category of our analysis, entitled "Research in Chemical Education: the conceptual optimization in the methodological perspective of the movement of Conceptual Change", shows us that in sum, researches are concerned with using methodologies that aim to favor the conceptual understanding of chemistry, through a method, present in all researchers analyzed: pre-test/intervention/post-test. We consider important the approach given by the investigations on the alternative conceptions, since many of the conceptual questions misunderstood or mistaken, comes from the historical-cultural relations and that transmutes it to the scientific knowledge. However, we consider the use of other research methodologies that involve humanistic references (psychoanalytical, philosophical and sociological) that contemplate the subjects involved in the teaching and learning process. Finally, the present research for/in Chemical Education subsidizes for new understandings in the theoretical-methodological discussions that surround the area, issues that involve and broaden the view of the chemical community and, in this way, strengthen the contributions to conceptual learning in Chemistry.