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dc.contributor.advisor Botelho, Silvia Silva da Costa
dc.contributor.author Devincenzi, Sam da Silva
dc.date.accessioned 2020-06-26T19:28:42Z
dc.date.available 2020-06-26T19:28:42Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation DEVINCENZI, Sam da Silva . O uso de tecnologias persuasivas ubíquas para potencializar o processo de aprendizagem baseada em problemas. 2019. 126 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8854
dc.description.abstract A Aprendizagem Ativa surge como uma área onde o aluno é incentivado a fazer mais em seu processo de aprendizagem que somente ouvir. Dentre as estratégias de Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma das mais destacadas, por se tratar de uma forma envolvente e motivadora de aprendizagem experiencial, onde os alunos estão muitas vezes muito próximos dos detalhes imediatos do problema e da solução proposta, sendo conceituado como um dos métodos mais motivadores para o aprendizado do aluno. Uma vez que, na execução da PBL, os alunos passam a ter participação e decisão sobre o seu processo de aprendizagem, é de suma importância que estes estejam motivados. Por outro lado, Hmelo-Silver (2004) indica que mesmo a motivação sendo um dos pontos fortes da PBL, ela ainda não é plenamente alcançada pelas práticas atuais. O objetivo desta tese é propor uma tecnologias persuasivas ubíquas para potencializar a aplicação da metodologia PBL, nos cursos de graduação na área da computação, mantendo assim, os alunos motivados em seu processo de aprendizagem. Para tanto, o aplicativo TutorApp foi desenvolvido como uma ferramenta que implementou a tecnologia persuasiva ubíqua proposta para interagir e motivar os alunos em seu processo de aprendizagem, e foi utilizado em 2 estudos de caso para ser validado. De forma a quantificar os resultados da pesquisa referentes ao ganho de motivação por parte dos alunos, utilizamos para medição quantitativa, o modelo do framework proposto por Tôledo (2017) no Estudo de Caso 1 e o modelo proposto por Mota (2018) no Estudo de Caso 2. De forma a medir qualitativamente o trabalho, o Discurso Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2009) foi utilizado. Com a análise dos dados gerados nos estudos de caso, baseada no discurso dos alunos e na avaliação de suas motivações a cada gatilho disparado, podemos identificar que, no geral, a inferência da tecnologia desenvolvida foi capaz de alcançar os alunos, elevando seu grau de motivação durante o experimento. Trechos do discurso dos alunos, bem como avaliação da motivação de seus perfis, corroboraram com a conclusão de que Tecnologias Persuasivas e Ubíquas, quando utilizadas juntas, podem contribuir para elevar a motivação do aluno durante a prática PBL. pt_BR
dc.description.abstract Among the Active Learning strategies, Problem-Based Learning (PBL) is one of the most outstanding, because it is an engaging and motivating form of experiential learning, where students are often very close to the immediate details of the problem and the solution proposed, being considered as one of the most motivating methods for student learning. Since in the implementation of the PBL students students become involved and decide on their learning process, it is of the utmost importance that they are motivated. On the other hand, Hmelo-Silver (2004) indicates that even motivation being one of the strengths of the PBL, it is still not fully achieved by current practices. The objective of this thesis is to propose a ubiquitous persuasive technologies to enhance the application of the PBL methodology in undergraduate courses in the area of computing, thus keeping students motivated in their learning process. Therefore, the TutorApp application was developed as a tool that implemented the ubiquitous persuasive technology proposed to interact and motivate students in their learning process, and was used in 2 case studies to be validated. In order to quantify the research results regarding students' motivation gain, we use for quantitative measurement, the model of the framework proposed by Tôledo (2017) in Case Study 1 and the model proposed by Mota (2018) in Case Study 2. In order to qualitatively measure the work, the Collective Subject Discourse (DSC) of Lefèvre and Lefèvre (2009) was used. By analyzing the data generated in the case studies, based on the students' discourse and assessing their motivations for each triggered trigger, we can identify that, in general, the inference of the developed technology was able to touch the students, raising their degree of motivation during the experiment. Excerpts from student discourse, as well as evaluation of the motivation of their profiles, corroborated the conclusion that Persuasive and Ubiquitous Technologies, when used together, can contribute to raise student motivation during PBL practice. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject PBL pt_BR
dc.subject FBM pt_BR
dc.subject Tecnologia Persuasiva pt_BR
dc.subject Tecnologia Ubiqua pt_BR
dc.subject Gatilho pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject PBL pt_BR
dc.subject FBM pt_BR
dc.subject Persuasive technology pt_BR
dc.subject Ubiquitous technology pt_BR
dc.subject Trigger pt_BR
dc.subject Motivation pt_BR
dc.title O uso de tecnologias persuasivas ubíquas para potencializar o processo de aprendizagem baseada em problemas pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
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