Videoformação de professores na licenciatura em Química : Uma ferramenta a ser compreendida e explorada

Chibiaque, Francieli Martins

Abstract:

 
A presente pesquisa objetiva identificar e reconhecer como a ferramenta de gravação em vídeo de prática de microensino é concebida e explorada pelos professores que lecionam o estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Química da Unipampa, campus Bagé, bem como as intencionalidades que os movem. Os caminhos metodológicos se constituíram por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores formadores e análise documental, ancorados na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise, emergiram três categorias: produção e uso da ferramenta de gravação de microensino; intencionalidade da videoformação; compreensões dos efeitos obtidos por meio do desenvolvimento da prática. A partir desse movimento evidenciam-se a concepção e a expectativa dos professores, sujeitos da pesquisa e responsáveis pelos estágios, o que reflete nos processos reflexivos mais amplos da docência por meio de escritas individuais dos licenciandos em seus portfólios. A gravação e análise dos vídeos tornaram-se um método auxiliar de avaliação tanto dos professores quanto dos próprios estagiários. Aspectos mais específicos que compreendem o uso dessa ferramenta técnica como instância de problematização, significação e exploração dos conteúdos da formação teórica são pouco perceptíveis. Ou seja, as evidências são de que a ferramenta articulada a outros processos intencionalmente formativos ainda carecem de ser reconhecidas e exploradas.
 
The present research has as objectives identify and recognize how the video recording tool in the practice of microteaching is conceived and explored by the teachers who teaches the supervised internship of the course of degree in chemistry in Unipampa, Bagé's campus, as well as the intentions that moves them. The methodological paths were constituted by semistructured interviews with four teacher trainers and documental analysis, anchored in the Discursive Textual Analysis (DTA). Of the analysis, emerged three categories: production and use of microteaching recording tool, intentions of videoformation and comprehensions of the obtained effects through the practice development. From this movement are evidenced the conception and the expectation of teachers, research guys and internship teachers, what turns to broader reflexive processes of teaching by means of individual writings of the graduation students in their portfolios. The video has become an evaluation auxiliary method both of teachers as of the interns themselves. More specific aspects who comprehends the use of this technique tool as instance of problematization, signification and exploration of theoretical formation contents are little perceptible. In other words, the evidences are that the tool articulated to other intentionally formative processes still in need of been recognized and explored.
 

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