dc.contributor.advisor |
Novello, Tanise Paula |
|
dc.contributor.author |
Ayres, Luana Maria Santos da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-14T14:37:55Z |
|
dc.date.available |
2020-09-14T14:37:55Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
AYRES, Luana Maria Santos da Silva. Sentimentos e reflexões sobre a docência em Matemática. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8960 |
|
dc.description.abstract |
A satisfação profissional é um dos fatores que mais influencia o bem-estar das pessoas. No trabalho docente não é diferente, pois o professor que está satisfeito com sua escolha e prática profissional tem mais chances de experimentar o bem-estar, que pode ser evidenciado na docência pela dedicação, contentamento e felicidade que o professor expressa no exercício da profissão. Nesse contexto, surge a motivação de entender os sentimentos que regem o "Ser docente". Salienta-se que adotou-se a concepção de Damásio (2004, 2012b, 2018) sobre sentimento. Por outro lado também deseja-se compreender os fatores que fazem com que os professorem desenvolvam sintomas de mal-estar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo compreender os sentimentos em relação a prática docente de professores de Matemática de escolas da rede pública. Para tanto, a produção de registros aconteceu por meio de um questionário online, que foi composto de três etapas, e foi aplicado a 94 professores de Matemática de escolas públicas. Como metodologia de análise utilizou-se a Estatística Descritiva na primeira etapa do questionário para construir o perfil dos professores participantes da pesquisa; na segunda etapa utilizou-se a Análise de Componentes Principais (ACP), em que surgiram duas categorias: aspectos dependentes e aspectos independentes à vontade do professor. A terceira etapa foi analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que suscitou três discursos: a) motivações na docência, b) dificuldades da docência e c) formação de professores. A pesquisa permite inferir que os professores que participaram dessa pesquisa estão satisfeitos com sua escolha pela docência, porém acreditam que não recebem uma valorização salarial e social condizente com o trabalho que realizam. Esses professores também entendem a importância da docência na sociedade e a necessidade da formação continuada para saciar algumas lacunas deixadas pelas formação inicial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Professional satisfaction is one of the factors that most influence peoples well-being. In teaching, there is no difference, since a teacher who is satisfied with his/her choice and professional practice is more likely to experience well-being, seen by dedication, contentment and happiness that such a teacher expresses in professional exercise. In this regard, there is a motivation to understand the feelings that govern the "Teaching Being". It is noteworthy that it was used the conception of Damásio (2004, 2012b, 2018) about the feelings. As well as, on the other hand, we also want to understand the factors that make teachers develop symptoms of malaise.Therefore, this study aims to understand the feelings regarding the teaching practice of public schools Mathematics Teachers. To do so, a production of records was carried out through an online questionnaire, which was composed of three steps, with 94 public schools Mathematics Teachers. Descriptive Statistics was used as a methodology of analysis in the first stage of the questionnaire to build a profile of the teachers participating in the research. In the second stage, Principal Components Analysis (PCA) was used, and two categories emerged: dependent aspects and independent aspects as to the teachers will. The third stage was analyzed through the Discourse of the Collective Subject (DCS), which brought up three discourses: (i) motivations in teaching, (ii) difficulties in teaching, and (iii) teacher training. The research allows us to infer that the teachers who participated in this research are satisfied with their choice for teaching, but believe that they do not receive a salary and social appreciation consistent with the work they do. These teachers also understand the importance of teaching in society and the need for continuing education to fill some gaps left by initial formation. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Bem-estar docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Sentimentos do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching well-being |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher's feelings |
pt_BR |
dc.title |
Sentimentos e reflexões sobre a docência em Matemática |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |