Abstract:
A Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa característica da biologia pode se tornar um complicador. Sem a compreensão da terminologia e tendo a necessidade de "aprender" os conteúdos, os estudantes veem na memorização uma alternativa para o aprendizado. No entanto, esse aprendizado se torna superficial, o que acarreta em esquecimento de informações e desinteresse. Com base nisso, sugerimos o estudo da terminologia aliado à etimologia. O conhecimento etimológico adquirido pela divisão dos termos em seus componentes pode ajudar os professores no ensinar e os alunos no aprender. No entanto, ainda há poucos materiais disponíveis no ambiente escolar que apresentam explicações da etimologia dos termos. Acreditamos que a Etimologia pode ser uma ferramenta auxiliar da compreensão do vocabulário científico e do aprendizado. Desta forma, vimos a necessidade de elaborar um glossário etimológico com a terminologia de citologia, histologia e embriologia para facilitar a pesquisa da etimologia dos termos por parte dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar um glossário etimológico para a distribuição nas escolas e avaliar junto aos alunos a eficácia do material e da Etimologia como facilitadora do aprendizado da terminologia de Biologia. O glossário foi elaborado em diversas etapas incluindo pesquisa e avaliações antes de ser entregue aos alunos. Após isso, foi entregue a duas turmas do primeiro ano do ensino médio e sua utilização foi acompanhada por meio de exercícios e uma avaliação respondida pelos participantes. A partir das avaliações e respostas dos estudantes, podemos perceber que o estudo com a etimologia ainda não faz parte do hábito dos estudantes. No entanto, muitas respostas mostram que a etimologia apresentada pelo glossário serviu para os alunos entenderem os termos antes de apresentadas as definições. Nem todas as respostas foram condizentes com o esperado sugerindo a mediação da etimologia com o auxílio do professor. De modo geral, o glossário mostrou que a etimologia pode servir como base para uma aprendizagem significativa e como facilitadora no entendimento da terminologia.
Biology is an area of knowledge of a large number of terms and concepts. For scientists, such terminology is necessary for better communication. On the other hand for students and teachers, this characteristic of Biology can become a complicator. Without understanding the terminology and having the need to "learn" the contents, the students see in the memorization an alternative for the learning. However, this learning becomes superficial, which leads to forgetfulness of information and disinterest. Based on this, we suggest the study of terminology allied to etymology. The etymological knowledge acquired by dividing terms into their components can help teachers in teaching and students in learning. However, there are still few materials available in the school environment that present explanations of the etymology of terms. We believe that Etymology can be an auxiliary tool for understanding scientific vocabulary and learning. In this way, we have seen the need to elaborate an etymological glossary with the terminology of cytology, histology and embryology to facilitate the research of the etymology of terms by the students. Thus, the objective of this work was to elaborate an etymological glossary for the distribution in the schools and to evaluate to the students the effectiveness of the material and the etymology as a facilitator of the learning of Biology terminology. The glossary has been developed in several stages including research and assessments before it is delivered to students. After that, it was delivered to two classes of the first year of high school and its use was accompanied by exercises and an evaluation answered by the participants. From the evaluations and responses of the students, we can see that the study of etymology is not yet part of the students' habit. However, many answers show that the etymology presented by the glossary served for students to understand the terms before the definitions were presented. Not all the answers were consistent with what was expected, suggesting the mediation of etymology with the help of the teacher. In general, the glossary showed that etymology can serve as a basis for meaningful learning and as a facilitator in understanding terminology.