Heterotopias e resistências na formação em educação para a sexualidade

Varela, Cristina Monteggia

Abstract:

 
Esta tese, produzida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos" tem, como objetivos de pesquisa, discutir o espaço do Videocurso Educação para a Sexualidade enquanto um espaço permeado por elementos heterotópicos, que possibilitam a formação de profissionais da educação em educação para a sexualidade; analisar o Videocurso como um contraespaço entrelaçado aos elementos das heterotopias de Foucault a fim de discutir as estratégias de resistência aos avanços da frente contra "ideologia de gênero", bem como ao enfrentamento diante do contexto de retrocessos no campo de investimentos na Educação; e discutir a produção dos Recursos Educativos Digitais (RED) e dos Artefatos Culturais (AC), propostos no âmbito do Videocurso, enquanto estratégias de educação menor, possibilitando que os/as cursistas criem espaços permeados por heterotopias para a promoção e o debate da educação para a sexualidade nos espaços educativos. Utiliza-se, nessa pesquisa, aporte teórico dos estudos de Michel Foucault, Silvio Gallo, Marlucy Paraíso, Constantina Xavier Filha, entre outros/as autores/as para fundamentar as discussões e análises apresentadas no âmbito dessa pesquisa. O Videocurso é um curso de formação para profissionais da educação, ofertado na modalidade a distância. Esse tem, como propósito, debater as questões da educação para a sexualidade, no âmbito da educação, tendo em vista fomentar práticas que potencializem a produção de uma educação pautada nas diferenças, para o enfrentamento das múltiplas violências e desigualdades. Compõem o corpus de análise dessa tese o espaço do Videocurso Educação para a Sexualidade e suas videoaulas, seus fóruns de discussão, suas webconferências, seus recursos educativos digitais e artefatos culturais, os quais foram produzidos pelos/as cursistas, nas ofertas realizadas no período de 2015 a 2018. A partir do processo de análises, defende-se a tese de ser o Videocurso Educação para a Sexualidade um espaço permeado por elementos heterotópicos que possibilitam a discussão da educação para a sexualidade na formação de profissionais da educação. Esse recurso também é entendido como sendo um contraespaço que possibilita a formação a partir dos diálogos e das trocas realizados pelos/as cursistas, bem como pela justaposição de espaços distintos entre si, buscando criar possibilidades de resistências junto dos/as cursistas que dele participam. A partir desse movimento, é permitido que estes/as realizem trocas, aprofundem seus conhecimentos e construam propostas de projetos e de práticas pedagógicas para serem realizados no espaço dos currículos, abordando os temas da educação para a sexualidade como práticas de educação menor. Assim, entende-se ser o contraespaço do Videocurso, um espaço permeado por elementos das heterotopias que se constituíram em meio a um contexto de disputa e de retrocessos no campo educacional das discussões da educação para a sexualidade, possibilitando que tais temáticas permeassem a formação de profissionais da educação, criando aberturas para a discussão dos temas corpos, gêneros e sexualidade no espaço dos currículos escolares.
 
This thesis, produced together with the Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health, in the line of research "Scientific education: implications of scientific practices in the constitution of subjects" has, as research objectives, to discuss the space of the Videocourse Education for Sexuality as a space permeated by heterotopic elements that enable the formation of education professionals in education for sexuality; to analyze the Videocourse as an interspersed counterpart to the elements of Foucault's heterotopias in order to discuss the strategies of resistance to the advances of the front against "ideology of gender", as well as the confrontation with the context of retrocessions in the field of investments in Education; and to discuss the production of Digital Educational Resources (RED) and Cultural Artifacts (AC), proposed in the scope of Videocourse, as strategies of minor education, enabling the students to create spaces permeated by heterotopias for the promotion and debate of education for sexuality in educational settings. It is used, in this research, theoretical contribution of the studies of Michel Foucault, Silvio Gallo, Marlucy Paraíso, Constantina Xavier Filha, among others authors to support the discussions and analyzes presented within the scope of this research. Videocourse is a formation course for professionals of education, offered in the distance modality. This has as its purpose to discuss the issues of education for sexuality in the field of education, with a view to fostering practices that potentiate the production of an education based on differences, in order to cope with multiple violence and inequalities. The corpus of analysis of this thesis is the space of the Videocourse Education for Sexuality and its videotapes, discussion forums, webconferences, digital educational resources and cultural artifacts, which were produced by the students in the offers made in the period of 2015 to 2018. From the analysis process, we defend the thesis of being the Videocourse Education for Sexuality a space permeated by heterotopic elements that enable the discussion of education for sexuality in the formation of education professionals. This resource is also understood as being a counter space that allows the formation from the dialogues and exchanges made by the students, as well as by the juxtaposition of different spaces between them, seeking to create possibilities of resistance to the students who participate in it. From this movement, they are allowed to make exchanges, deepen their knowledge and construct proposals of projects and pedagogical practices to be carried out in the space of the curricula, addressing the themes of education for sexuality as practices of minor education. Thus, it is understood to be the counter space of Videocourse, a space permeated by elements of heterotopias that were constituted in the middle of a context of dispute and setbacks in the educational field of the discussions of education for sexuality, enabling such themes to permeate the formation of professionals, creating openings for the discussion of themes like bodies, and sexuality in the space of school curricula.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)