A formação docente e a interdisciplinaridade : o conversar da experiência no Subprojeto Interdisciplinar do PIBID

Pureza, Suvania Acosta de Oliveira

Abstract:

 
A presente tese busca estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade, no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivos compreender o entendimento dos Supervisores e Licenciandos sobre a sua experiência no Subprojeto Interdisciplinar em relação à formação enquanto docentes e; perceber as implicações da interdisciplinaridade nos processos de integração, entrelaçados à prática docente na formação de profissionais das diferentes áreas do conhecimento. Ao organizarmos o arranjo das informações, buscamos nos princípios da Biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela, as compreensões que instrumentalizaram o caminho de nossa explicação científica. Desse modo, escolhemos trilhar pelo caminho da objetividade entre parênteses por compreendermos que para validar o explicar não existe uma objetividade independente do observador. Para a produção das informações utilizamos formulários online e por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre, construímos cinco discursos coletivizados. O processo de análise e reflexão nos fizeram pensar sobre a importância das relações entre os professores em formação, bem como as trocas de experiências na perspectiva de integração do conhecimento, o que acreditamos cooperar para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente ao aprender no coletivo. A partir das análises anunciamos a tese de que no conversar, as interações com profissionais de diferentes áreas do conhecimento poderão colaborar para uma formação interdisciplinar na convivência e, dessa forma, contribuir para a constituição de sujeitos dispostos a considerar o outro como legítimo outro, não apenas nos espaços da escola, mas na vida.
 
This thesis seeks to establish a conversation between teacher education and interdisciplinarity, in the context of the Interdisciplinary Subproject of the Institutional Program of the Initiative for Teaching - PIBID. In this sense, the research aims to understand the understanding of Supervisors and Licensees about their experience in the Interdisciplinary Subproject in relation to training as teachers and; to understand the implications of interdisciplinarity in integration processes, intertwined with teaching practice in the training of professionals from different areas of knowledge. In organizing the arrangement of information, we seek in the principles of the Biology of knowing Humberto Maturana and Francisco Varela, the understandings that instrumented the way of our scientific explanation. In this way, we choose to walk the path of objectivity in parentheses because we understand that there is no objectivity independent of the observer to validate the explanation. For the production of the information we used online forms and through the technique of Collective Subject Discourse, proposed by Lefèvre and Lefèvre, we constructed five collective discourses. The process of analysis and reflection made us think about the importance of the relations between the teachers in formation, as well as the exchanges of experiences in the perspective of knowledge integration, which we believe to cooperate for the constitution of an interdisciplinary and questioning perspective regarding learning in the collective. Based on the analysis we announce the thesis that in the conversation, interactions with professionals from different areas of knowledge may collaborate for an interdisciplinary formation in the coexistence and, thus, contribute to the constitution of subjects willing to consider the other as legitimate other, not only in school spaces, but in life
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)