dc.contributor.advisor |
Heckler, Valmir |
|
dc.contributor.author |
Radünz, Karine |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-23T00:59:53Z |
|
dc.date.available |
2020-09-23T00:59:53Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
RADUNZ, Karine. CTS no PIBID Química da UNIPAMPA : formação coletiva de professores. 2019. 118p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9036 |
|
dc.description.abstract |
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central compreender como a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perpassa o processo formativo de professores no PIBID Química da UNIPAMPA/Bagé. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, denominado constituição da professora/pesquisadora e a aproximação com tema CTS, são destacados aspectos relevantes da trajetória acadêmica da pesquisadora, os caminhos percorridos e experiências possibilitadas durante o período escolar, na indústria, graduação e chegada ao mestrado. Posteriormente desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, para entender o que se mostra de CTS no processo formativo de professores na comunidade do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nessa pesquisa foram estabelecidas interlocuções teóricas através da análise de 20 artigos buscando compreender os aspectos teórico-práticos do enfoque CTS no processo formativo de professores de Química em uma comunidade de Ciências. As compreensões emergentes foram organizadas no segundo capítulo, denominado: CTS na formação de professores de Química: Interlocuções com os artigos do ENPEC. Registramos no terceiro capítulo o caminho metodológico com a descrição do contexto da pesquisa, o programa (PIBID) inserido na UNIPAMPA no subprojeto Química. Assim, constituímos a questão central do estudo sobre o que se mostra dos aspectos teórico-práticos do CTS na formação de professores no PIBID/Química da Unipampa, campus Bagé? Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico, com a análise das informações através da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias de análise: i) CTS na formação de cidadãos com desenvolvimento pessoal e social; ii) Formação coletiva de professores: Planejar e Implantar atividades CTS; iii) Estratégias didáticas no currículo interdisciplinar com temáticas e situações problema. As categorias emergentes estruturam o quarto capítulo com o metatexto: CTS na formação coletiva de professores no PIBID Química da UNIPAMPA, pautada na formação de cidadãos com desenvolvimento pessoal e social, através do planejamento e implantação de estratégias didáticas no currículo interdisciplinar envolvendo temáticas e situações problema. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This is a qualitative research with a focus on hermeneutic phenomenology developed in the Postgraduate Program in Education in Sciences (PPGES) at the Federal University of Rio Grande (FURG). Its main objective is to understand how the perspective of Science, Technology and Society (STS) pass through the formative teachers process in PIBID Chemistry of UNIPAMPA/Bagé. The dissertation is organized in four chapters. In the first one, called "The teacher / researcher's constitution and the approach with STS subject" relevant aspects of the researcher's academic trajectory, the paths covered and experiences during the scholar term, graduation and arrival to the masters are highlighted. Subsequently, we have developed a bibliographical research to understand what STS is presented during the training process of teachers in the community of the National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC). In this research theoretical interlocutions through the analysis of 20 articles seeking to understand the theoretical-practical aspects of the STS approach in the chemistry teacher's formative process in the Science community were established. The emerging understandings were organized in the second chapter, called "STS in the training of chemistry teachers: Interlocutions with ENPEC articles". We recorded in the third chapter the methodological path with the description of the context of the research, the program (PIBID) inserted at UNIPAMPA in the Chemical subproject. Thus, the central question of the study was constituted: "What is shown of the theoretical-practical aspects of CTS in teacher training in PIBID / Chemistry of UNIPAMPA, Campus Bagé?". We assumed the qualitative research of a hermeneutical phenomenology, with the analysis of the information through Discursive Textual Analysis (DAT), in which three categories of analysis emerged: i) STS in the formation of citizens with personal and social development; ii) Collective training of teachers: Plan and implement STS activities; iii) Didactic strategies in the interdisciplinary curriculum with themes and problem situations. The emerging categories structured the fourth chapter with the metatext: STS in the collective formation of teachers in PIBID Chemistry of UNIPAMPA, based on the formation of citizens with personal and social development, through the planning and implementation of didactic strategies in the interdisciplinary curriculum involving thematic and problem situations. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência, Tecnologia e Sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em química |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Science, Technology and Society |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical bachelor |
pt_BR |
dc.title |
CTS no PIBID Química da UNIPAMPA : formação coletiva de professores |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |