Show simple item record

dc.contributor.advisor Melo, Marlene Rios
dc.contributor.author Chacon, Daniel José Puente
dc.date.accessioned 2020-09-23T01:18:02Z
dc.date.available 2020-09-23T01:18:02Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CHACON, Daniel José Puente . Compreensões sobre o livro didático baseadas nos aportes de pesquisadores brasileiros e venezuelanos. 2019. 131p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9040
dc.description.abstract O presente trabalho voltado para a análise das produçoes científicas sobre o Livro Didático, desenvolveu-se em três artigos. O primeiro apresenta uma leitura particular sobre o contexto das revistas ou periódicos acadêmicos em educação da Venezuela. O Segundo apresenta uma leitura sobre os aportes de pesquisadores venezuelanos sobre o livro didático do Programa "Colección Bicentenário". E, o terceiro apresenta uma leitura sobre os aportes de pesquisadores brasileiros sobre o livro didático de química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Os artigos foram elaborados sob orientação da perspectiva hermenêutica/fenomenológica em educação, destacamos que em cada artigo houve a intenção de compreender, "o que se mostra", o fenômeno emergente nas produçoes científicas que foram coletadas. Destacamos que na Venezuela as revistas e periódicos acadêmicos em educação estão fechando pelo pouco apoio financeiro público, tanto de universidades, quanto do governo. O livro didático na Venezuela está sendo motivo de conflito, mas, considerarmos, deve ser também motivo de organização para contribuir ao desenvolvimento do sistema educativo. O livro didático de química no Brasil tem atingido níveis de qualidade que devem, agora, ser alcançados pelos professores de escola pública e para isso é fundamental advogar por mais programas de formação inicial e continuada de maior qualidade. pt_BR
dc.description.abstract El presente trabajo dedicado al análisis de las producciones científicas sobre el Texto Escolar, se desarrolló en tres artículos. El primer artículo presenta una lectura particular sobre el contexto de las revistas académicas de educación de Venezuela. El segundo presenta una lectura sobre los aportes de investigadores venezolanos respecto el texto escolar del Programa "Colección Bicentenario". Finalmente, el tercer artículo presenta una lectura sobre los aportes de investigadores brasileños sobre el texto escolar de química del Programa Nacional del Libro y del Material Didáctico. Los artículos fueron elaborados bajo orientación de la perspectiva hermenéutica/fenomenológica en educación, siendo de interés en cada artículo comprender, "o que se mostra", el fenómeno emergente en las producciones científicas que fueron seleccionadas. Destacamos que en Venezuela las revistas académicas de educación están cerrando por falta de apoyo financiero público, tanto universitario como gubernamental. El texto escolar en Venezuela esta siendo motivo de conflicto, aunque consideramos que tambien debe ser motivo de organización para contribuir en el desarrollo del sistema educativo. El texto escolar de química en Brasil ha alcanzado niveles de cualidad que ahora deben ser alcanzados por los profesores de las escuelas públicas y para ello, es fundamental insistir en más programas de formación inicial y continua de mayor calidad. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.subject Periódicos em educação pt_BR
dc.subject Venezuela pt_BR
dc.subject Análise Hermenêutico pt_BR
dc.subject Texto escolar pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.subject Revistas académicas de Educación pt_BR
dc.subject Venezuela pt_BR
dc.subject Análisis Hermenêutico pt_BR
dc.title Compreensões sobre o livro didático baseadas nos aportes de pesquisadores brasileiros e venezuelanos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record