Abstract:
Esta tese traz como temática a formação continuada de professores de Educação Física, partindo de uma metodologia de esporte educacional proposta pela Rede Multiplicadora composta pelas equipes da Petrobras, Instituto Esporte Educação, Fundação Sócio Cultural do Sport Club Rio Grande e Prefeitura Municipal do Rio Grande. O Programa foi realizado entre os anos de 2014 e 2017, abrangendo nove municípios do sul do Rio Grande do Sul, com encontros presenciais na cidade do Rio Grande. O objetivo da pesquisa foi analisar o que os professores que participaram dessa formação continuada narram sobre os efeitos da metodologia de esporte educacional proposta pelo IEE nas suas práticas pedagógicas. Entre os objetivos específicos, estão a apresentação e problematização da organização, dos princípios pedagógicos e dos objetivos da metodologia; a análise do processo de constituição da Rede; e a investigação dos efeitos na prática pedagógica dos professores. Esta tese está apoiada em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentada na concepção teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa a partir das experiências narradas por professores participantes do programa de formação continuada por meio da realização de um grupo focal com sete professores participantes. Os dados foram analisados a partir das seguintes linhas de análise: as possíveis mudanças na motivação e participação dos estudantes ao experimentarem a metodologia do esporte educacional do IEE, os efeitos na prática pedagógica dos professores participantes da Rede, a disciplina dos professores e alunos por meio do esporte educacional e os efeitos da multiplicação da metodologia em rede. Por meio da pesquisa foi possível produzir a tese de que a formação continuada de professores realizada pelo IEE através da Rede Multiplicadora de Esporte Educacional, está diretamente ligada a uma vontade de governamentalidade da prática docente. Essas relações partem da produção numa lógica de rede, na qual multiplicar e repetir constituem o principal objetivo de uma metodologia de ensino específica. O principal efeito se materializou na subjetivação dos professores, no acompanhamento, no controle e na regulação das práticas pedagógicas embasadas em princípios pedagógicos que (re)significam o esporte na escola e na sociedade.
This thesis has as theme the continuous formation of Physical Education teachers, starting from an educational sport methodology proposed by the Multiplier Network composed by the teams of Petrobras, Instituto Esporte Educação, Socio Cultural Foundation of Sport Club Rio Grande and City Hall of Rio Grande. The Program was conducted between 2014 and 2017, covering nine municipalities in southern Rio Grande do Sul, with face-to-face meetings in the city of Rio Grande. The objective of the research was to analyze what the teachers who participated in this continuing education narrate about the effects of the educational sport methodology proposed by the IEE in their pedagogical practices. Among the specific objectives are the prsentation and problematization of the organization, the pedagogical principles and the objectives of the methodology; the analysis of the process of constitution of the Network; and the investigation of the effects on teachers' pedagogical practice. This thesis is based on a poststructuralist perspective, based on the theoretical-methodological conception of Narrative Research based on the experiences narrated by teachers participating in the continuing education program through a focus group with seven participating teachers. The data were analyzed from the following lines of analysis: possible changes in student motivation and participation when experimenting with the IEE educational sport methodology, the effects on the pedagogical practice of teachers participating in the Network, the discipline of teachers and students through of the educational sport and the effects of the multiplication of the methodology in network. Through the research, it was possible to produce the thesis that the continued formation of teachers carried out by the IEE through the Educational Sports Multiplier Network, is directly linked to a will to govern the teaching practice. These relations start from production in a network logic, in which multiplying and repeating constitute the main objective of a specific teaching methodology. The main effect materialized in the subjectivation of teachers, in the monitoring, control and regulation of pedagogical practices based on pedagogical principles that (re) mean sport in school and in society.