Abstract:
Essa tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Esse estudo permeia na Educação em contextos de Pesca, na qual denominamos por Educação de Pesca, que surgem na sua grande maioria em espaços não formais de educação, através de projetos, principalmente de alfabetização. Estes sujeitos com suas vivências e experiências por muitas vezes tem sua cultura e saberes tradicionais não legitimados. Na perspectiva Ontológica de Ser Mais buscamos na Formação de Professores e as práticas educativas desenvolver uma aproximação de modo a valorizar nos espaços educacionais em contextos de pesca os saberes tradicionais, as vivências e experiências, respeitando as especificidades das/entre as diferentes comunidades de pescadores. Dentro desse contexto, a presente pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivos reconhecer nos espaços formativos uma possibilidade de problematizar a identidade e pertencimento dos professores a um contexto escolar de pesca. Também, discutir como a Formação de Professores possibilitará construir uma Pedagogia da Pesca. Esse estudo foi realizado com vinte e um professores, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristovão Pereira de Abreu, de Rio Grande (RS). Como método de coleta de dados utilizamos a construção de narrativas, portfólio reflexivo e rodas de conversas. Como método de análise do corpus, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), originando nesse processo as categorias finais "A Formação de professores e o fazer pedagógico no contexto de pesca", "Identidade e Pertencimento como forma de conhecer-se e reconhecer-se em um contexto de pesca" e "Pescar, pescando e pesquei: o Cristovão como uma Escola da Pesca", fundamentadas pelas reflexões de alguns teóricos. A partir dessas categorias emergentes anunciamos a tese que é uma Pedagogia da Pesca balizada em sete princípios: Aprendizagem nas Especificidades na Educação de Pesca; Aprendizagem a partir da Identidade e pertencimento aos contextos populares de pesca; Aprendizagem a partir da Leitura Mundo; Aprendizagem Ontológica na Formação de Professores; Aprendizagem nas Práxis nos espaços escolares de Pesca; Aprendizagem a partir das influências nos/dos espaços escolares nos/dos contextos de pesca; e Aprendizagens influenciadas por outras pedagogias.
This thesis presents a doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Education in Sciences of the Federal University of Rio Grande - FURG. This study pervades Education in Fishing contexts, which we call Fishing Education, which arise mostly in non-formal spaces of education, through projects, mainly literacy. These subjects with their experiences and experiences for many times have their culture and traditional knowledge not legitimized. In the Ontological perspective of Being More we look for in the Formation of Teachers and the educative practices to develop an approach so as to value in the educational spaces in fishing contexts the traditional knowledge, the experiences and experiences, respecting the specificities of / between the different communities of fishermen. Within this context, the present qualitative research aims to recognize in the formative spaces a possibility of problematizing the identity and belonging of the teachers to a school context of fishing. Also, discuss how the Teacher Training will make it possible to build a Fishery Pedagogy. This study was carried out with twenty-one teachers from the Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristovão Pereira de Abreu, from Rio Grande (RS). As a method of data collection we use the construction of narratives, reflective portfolio and conversation wheels. As a method of analysis of the corpus, we used the Discursive Textual Analysis (ATD) proposed by Moraes and Galiazzi (2007), resulting in the final categories "Teacher training and pedagogical doing in the context of fishing", "Identity and Belonging as way of knowing and recognizing oneself in a context of fishing "and" Fishing, fishing and fishing: Cristovão as a School of Fishing ", based on the reflections of some theorists. From these emergent categories we announce the thesis that it is a Pedagogy of Fishing based on seven principles: Learning in Specificities in Education in Fisheries; Learning from Identity and belonging to popular fishing contexts; Learning from the Reading World; Ontological Learning in Teacher Training; Learning in the Praxis in the school spaces of Fishing; Learning from influences in school spaces in the fishing contexts; and Learning influenced by other pedagogies.