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dc.contributor.advisor Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
dc.contributor.author Foes, Verônica Felippe de Lima
dc.date.accessioned 2020-10-04T22:09:40Z
dc.date.available 2020-10-04T22:09:40Z
dc.date.issued 2020-10-04
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9091
dc.description.abstract O uso na vida humana de drogas por estudantes no Brasil alcança o alarmante índice de 23%, repercutindo consequências prejudiciais não somente aos usuários, mas à sociedade e dispositivos de educação. Nesse contexto, é na relação educador/discente que o conflito relacional se vivencia, o que exige desse profissional o domínio teórico orientado por conhecimentos científicos diversos para o entendimento e enfrentamento da complexa problemática. A abordagem transversal do tema pelos professores deve ser diária, conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). No entanto, visto ser um agente facilitador, potencializador e multiplicador de diversas formas de protagonismo social na comunidade, este educador percebe-se motivado para uma participação satisfatória e congruente com sua relevância funcional? Diante disto, este trabalho objetivou investigar a satisfação e a motivação do educador para o enfrentamento ao uso, abuso e dependência de psicotrópicos por estudantes, verificando o quanto seu conhecimento sobre a temática interfere na sua vontade para o enfrentamento da situação por meio de sua prática pedagógica, a fim de oportunizar possível estímulo do potencial do estudante e minimizar a exclusão social. Esta pesquisa, do tipo descritiva transversal, com coleta em campo, é de cunho quali/quantitativo, com finalidade básica e delineamento de levantamento correlacional. A pesquisa contempla as normas estabelecidas pela resolução 466/12 do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CONEP) e foi submetida à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A unidade observacional contou com graduandos concluintes dos cursos de licenciatura da FURG em 2014 e a coleta dos dados se deu por meio de um questionário, os quais são tabulados na base de dados do programa estatístico SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, versão 13.0, com análises estatísticas descritivas e inferenciais. Encontrou-se um relacionamento estatisticamente significativo entre Saber e Satisfação moderado e positivo, um relacionamento estatisticamente significativo fraco e positivo entre as variáveis Satisfação e Motivação, um fraco e negativo significativo entre o Saber e a Motivação além da correlação estatística significativa existente entre Motivação, Satisfação e Saber. Diante das diversas conjunturas estruturais/institucionais discutidas neste estudo, a partir das análises dos resultados argumentados teoricamente, verificou-se que a causa da prevenção ao uso indevido de psicotrópicos pelos estudantes brasileiros necessita de advocacy orientada à esfera da saúde pública. Na busca de apoio para os direitos desses profissionais, buscou-se favorecer a implantação de políticas públicas relativas à formação e prática profissional, que constitua proteção à qualidade de vida dos docentes, garantindo seus direitos referentes às suas competências e integridade psicológica para o enfrentamento da problemática. Desta forma, o estudo possibilitou identificar algumas potencialidades/fragilidades motivacionais envolvidas no desejo de participação do futuro docente no enfrentamento ao uso, abuso e dependência de psicotrópicos por estudantes, a fim de contribuir com dados à possível elaboração, organização, execução e manutenção de ações de enfrentamento ao tema mais efetivos, que considerem as expectativas e as necessidades motivacionais desse profissional, visando à promoção da saúde dos agentes envolvidos no processo. pt_BR
dc.description.abstract The humane lifetime drug use among students in Brazil reaches the alarming rate of 23%, reflecting adverse consequences not only to users, but to society and education devices. In this context, it is in the teacher / student bond that the relational conflict is experienced, which requires a theoretical domain from this professional, which is guided by scientific knowledge to understand and cope with this complex problem. The transversal theme approach by teachers should be daily, as reported in the National Curriculum Standards (1997). However, since he/she is seen as a facilitator, enhancer and multiplier of various forms of social involvement in the community, this educator perceive himself as motivated to a satisfactory and consistent participation according to their functional relevance? Thus, this study aimed to investigate the educators satisfaction and motivation to face the use, abuse and dependence on psychotropic drugs by students, checking how their knowledge on the subject interferes with their willingness to confront the situation through its teaching practice in order to create a possible stimulus to the students potential and to minimize social exclusion. This research, cross descriptive, with data collection in the field has a qualitative / quantitative nature, with basic purpose and correlational survey design. This research is guided by the standards established at the 466/12 Resolution of the National Committee for Ethics in Human Research (CONEP) and was submitted to the Ethics and Research Committee of the Federal University of Rio Grande (FURG). The observational unit has students of undergraduate degree who were finishing their courses at FURG in 2014 and data was collected through a questionnaire, which were tabulated in the SPSS database - Statistical Package for Social Sciences, version 13.0, with descriptive and inferential statistical analysis. It was found a moderate and positive statistically significant relationship between Knowledge and Satisfaction, a weak and positive relationship between the variables Satisfaction and Motivation, a weak and negative significant relation between Knowledge and Motivation, in addition to the existing significant statistical correlation between Motivation, Satisfaction and Knowledge. Given the several structural / institutional contexts discussed in this study, according to the analyzes of the theoretically argued results, it was found that the cause of preventing the misuse of psychotropic drugs by Brazilian students need advocacy oriented to public health sphere. In seeking support for the rights of these professionals, it was sought to promote the implementation of public policies on training and professional practice, which constitutes protection of teachers quality of life, ensuring their rights related to their skills and psychological integrity to face this problematic. Thus, the study identified some motivational potentialities / weaknesses involved on the desire of future teachers to contribute to develop, organize, implement and maintain more effective actions to cope with the use, abuse and addiction to psychotropic drugs by students, considering the expectations and motivational needs of these professionals in order to promote the health of the agents involved. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Substancias psicotropicas; Promoção da saúde; Docentes; pt_BR
dc.subject Psychotropic substances; Health promotion; Teacher; pt_BR
dc.title Satisfação e motivação do professor em formação para o enfrentamento ao uso, abuso e dependência de psicotrópicos por estudantes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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