Show simple item record

dc.contributor.advisor Porciúncula, Mauren
dc.contributor.author Lucas, Gabriela Braz
dc.date.accessioned 2020-10-04T22:12:12Z
dc.date.available 2020-10-04T22:12:12Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation LUCAS, Gabriela Braz. Estudo dos níveis de letramento estatístico e dos estádios de desenvolvimento cognitivo no Programa LeME. 2019. 137 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9096
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta uma investigação de cunho qualitativo em educação em ciências, realizada com os professores do Programa de Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Este estudo visa investigar que nível de Letramento Estatístico, atingem as atividades desenvolvidas no LeME, com a intenção de desenvolver cognitivamente os alunos do programa. O desenvolvimento da investigação ocorreu por um estudo de campo, realizado por uma Pesquisa Participante, contemplando quatro momentos subsequentes, que proporcionaram a coleta dos dados. A Análise de Conteúdo, aplicada ao planejamento das aulas, nas narrativas dos professores e nos diários de campo da pesquisadora. Todo delineamento metodológico possibilitou realizar as análises dos dados, resultando assim nas atividades que atingem o objetivo desta pesquisa, respondendo sua questão norteadora. Foi constatado que o Nível Crítico de Letramento Estatístico é o predominante no desenvolvimento das atividades, além de ser o nível, o qual é propenso ao processo de transição dos Estádios Operatórios Concreto ao Formal. Com as análises realizadas, pode-se indicar que os professores do programa LeME, planejam e aplicam atividades, as quais têm Nível Crítico de compreensão do Letramento Estatístico. Estas atividades possibilitam, de forma progressiva, auxiliar na materialização do pensamento transformando-a em abstração refletida. São elas: Descobrindo Estatísticas, O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, Projeto "Planeta Água", Gincana dos pesos, Projeto de Aprendizagem e Batata quente com desafio. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation presents a qualitative research in science education, conducted with the teachers of the Statistical Multimedia Literacy Program - LeME. This study aims to investigate which level of Statistical Literacy, reach the activities developed in LeME, with the intention of cognitively developing the students of the program. The development of the investigation occurred through a field study, conducted by a Participating Research, contemplating four subsequent moments, which provided the data collection. Content Analysis, applied to class planning, teachers' narratives and the researcher's field diaries. All methodological design allowed to perform data analysis, thus resulting in activities that achieve the objective of this research, answering its guiding question. It was found that the Critical Level of Statistical Literacy is predominant in the development of the activities, besides being the level, which is prone to the transition from the Concrete to Formal Operative Stadiums. With the analyzes performed, it can be indicated that the teachers of the program LeME, plan and apply activities, which have Critical Level of understanding of Statistical Literacy. These activities make it possible to progressively assist in the materialization of thought by transforming it into reflected abstraction. They are: Discovering Statistics, Leonardo da Vinci's Vitruvian Man, "Planet Water" Project, Weight Scavenger Hunt, Learning Project, and Hot Potato with Challenge. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Letramento estatístico pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Atividades pedagógicas pt_BR
dc.subject Estádio operatório pt_BR
dc.subject Statistical literacy pt_BR
dc.subject Cognitive development pt_BR
dc.subject Pedagogical activities pt_BR
dc.subject Operative stage pt_BR
dc.title Estudo dos níveis de letramento estatístico e dos estádios de desenvolvimento cognitivo no Programa LeME pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record