Abstract:
Nesta tese de doutoramento apresentamos compreensões sobre o que se mostrou do fenômeno investigação sobre/na sala de aula de Ciências. Situamos o estudo no campo da formação de professores de Ciências, buscando significar a investigação na formação acadêmico-profissional de professores de Ciências da Natureza, participantes do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Desde 2012 no referido projeto de formação, que tem duração de aproximadamente oito meses, professores de todas as áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino são desafiados a partilharem, através da escrita de um relato, experiências de sala de aula que considere importante compreender melhor. O corpus da pesquisa constitui-se em 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto. Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Na estruturação do histórico da temática em estudo - investigação na Educação em Ciências - realizamos interlocuções teóricas em torno das distintas concepções de investigação, associadas à Educação em Ciências e à formação de professores, registradas em documentos oficiais publicados nos Estados Unidos da América e no Brasil. Além disso, realizamos um estudo bibliográfico analisando 35 artigos, selecionados em periódicos nacionais com classificação A1 e A2 do Qualis Capes na área do Ensino. Neste movimento, observamos que o termo investigação é polissêmico e que vem crescendo o número de publicações que problematizam abordagens que ensejem princípios investigativos, articulando a formação de professores à estratégia didático-pedagógica. Dessa forma, foi abordada a constituição do campo empírico, delimitada a relatos produzidos por professores de Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) em formação nas edições de 2016 e 2017 do CIRANDAR. Com base na linguagem expressa em produções textuais, emergiram as informações empíricas da pesquisa. Nessa perspectiva, no processo de construção de argumentos no campo empírico, assumimos a etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. As informações foram analisadas seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), abrangendo a construção de quatro argumentos centrais. O primeiro abordou a investigação como um processo reflexivo de autoformação e transformação de professores no CIRANDAR, constituída pelo questionamento das práticas de sala de aula, através de experiências rememoradas, registros, diálogos, análises e apropriação de teorias. O segundo argumento contemplou a formação de professores com o aperfeiçoamento teórico-prático de ser professor, em interações colaborativas entre licenciandos, professores formadores e professores da escola. O terceiro envolveu ações investigativas, enquanto estratégia didático-pedagógica em Ciências, desafiando o planejamento mediado pelo diálogo, pela escuta e colaboração entre os professores, futuros professores e seus estudantes, compondo um processo formativo. O quarto argumento abrangeu a investigação dialógica como estratégia didático-pedagógica desencadeada pela problematização, com questionamentos dos estudantes e professores ao operar, de forma coletiva, informações e linguagem científica no constituir, negociar e comunicar significados na sala de aula de Ciências. Dos argumentos centrais emergiu o argumento aglutinador expresso como tese: A investigação se mostra nas escritas do CIRANDAR como um processo dialógico de autoformação com professores, com o aperfeiçoamento teórico-prático da sala de aula de Ciências.
This doctoral dissertation describes how the phenomenon of inquiry into Sciences classes is understood. The study, which belongs to the field of Sciences Teacher Education, aims at signifying inquiry into the academic-professional development of Natural Sciences teachers who take part in the extension project CIRANDAR: Inquiry in Schools. In this project, which lasts about eight months, teachers in all areas of knowledge and different teaching levels have been challenged, since 2010, to share class experiences they want to better understand by writing a report. The corpus comprises 43 reports of experiences written by Natural Sciences teachers in both 2016 and 2017 editions. In order to reach this objective, a sociocultural approach based on language was used for constructing meanings throughout the research process. To structure the records of its theme, i. e., inquiry into Sciences Education, this study carried out theoretical interlocution about different concepts of inquiry associated with Sciences Education and Teacher Education, which had been registered in official documents published in the United States of America and Brazil. Besides, a bibliographic research was conducted to analyze 35 papers selected in Brazilian journals, whose classification in Qualis Capes is A1 and A2 in the Teaching field. In this movement, the term inquiry was found to be polysemic and the number of publications that problematizes approaches which trigger investigative principles and articulate Teacher Education and didactic-pedagogical strategies was found to have increased. Thus, the empirical field was constituted by reports of Natural Sciences teachers-to-be (Sciences, Physics, Chemistry and Biology) in CIRANDAR 2016 and 2017 editions. The language used in textual productions led to the emergence of the empirical information of the study. In the construction process of arguments in the empirical field, ethnoresearch and development in a hermeneutical phenomenological approach were used as a way of epistemological construction. Data were analyzed in the light of the principles of Discursive Textual Analysis (DTA) and led to four main arguments. The first one addressed inquiry as teachers reflection process of self-development and transformation in CIRANDAR, when class practices questioned by recollecting experiences, records, dialogues and analyses, besides theoretical appropriation. The second argument comprehended Teacher Education related to teachers theoretical-practical development in collaborative interaction among teachers-to-be, professors and teachers. The third argument involved investigative activities as a didactic-pedagogical strategy in Sciences, when planning was mediated by dialogue, listening and collaboration among teachers, teacher-to-be and their students so as to compose a developmental process. The fourth argument comprehended dialogic inquiry as a didactic-pedagogical strategy triggered by problematization, when students and teachers collectively questioned scientific information and language while they constituted, negotiated and communicated meaning in Sciences classes. These four arguments led to the agglutinative argument which was expressed as the thesis: in CIRANDAR writings, inquiry is a dialogic process of teachers self-development and didactic-pedagogical improvement in Sciences classes.