Abstract:
Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar as ações desenvolvidas no Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio e identificar de que forma essas ações contribuem para a formação de professores. O Pacto foium projeto instituído pelo Ministério da Educação estendido a todo território nacional, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e as Instituições de Ensino Superior. Este projeto teve como objetivo realizar uma formação continuada de professores do Ensino Médio da Rede Pública de Educação. Os sujeitos colaboradores desse estudo foram dezesseis professores participantes do Pacto, sendo: quatro professores do Ensino Superior; quatro Orientadores de Estudos da escola pública e oito professores que atuam em sala de aula na Educação Básica. Apresentamos, ainda, um relato sobre a gênese das Políticas Públicas na Educação Básica a partir do século XVI até o século XXI, culminando com a política pública, denominada Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio. Os dados foram extraídos através de entrevista semiestruturada e para a sua interpretação utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007), originando nesta composição as categorias emergentes sendo: "A importância do conhecimento refletindo a Educação de Qualidade; Avanços tecnológicos difundindo a sociabilização e Aceitação do Eu e do Nós interdisciplinar para a formação cidadã". Na continuação do trabalho discutimos as categorias embasadas na opinião dos sujeitos colaboradores e referencias teóricos. Mesmo com tantos altos e baixos na atual Educação Brasileira, percebemos que os professores apontam que uma Formação Continuada aprimora a sua prática em sala de aula oportunizando uma nova visão sobre Educação de Qualidade.
In this qualitative research, we seek to problematize the actions developed in the Pact for the Strengthening of Secondary Education and to identify how these actions contribute to the formation of teachers. The Pact was a project instituted by the Ministry of Education extended to all national territory, in partnership with the State Secretariats of Education and the Institutions of Higher Education. This project had as objective to carry out a continuous formation of professors of the High School of the Public Network of Education. The subjects collaborating in this study were sixteen professors participating in the Pact, being: four teachers of Higher Education; four Public School Study Advisers and eight teachers who work in the classroom in Basic Education. We also present an account of the genesis of Public Policies in Basic Education from the 16th to the 21st century, culminating in public policy, called the Pact for Strengthening Secondary Education. The data were produced through a semi-structured interview and for they interpretation we used the Discursive Textual Analysis (ATD), proposed by Moraes and Galiazzi (2007), originating in this composition the emerging categories being: "The importance of knowledge reflecting Quality Education; Technological advances spreading the sociabilization and Acceptance of the interdisciplinary I and we for the citizen formation". In the continuation of the work we discuss the categories based on the opinion of the collaborating subjects and theoretical references. Even with so many ups and downs in current Brazilian Education, we realist that teachers point out that Continuing Education improves their classroom practice by providing a new vision of Education.