Show simple item record

dc.contributor.advisor Marchiori Neto, Daniel Lena
dc.contributor.author Wagner, Bruna Kucharski
dc.date.accessioned 2020-12-28T01:18:30Z
dc.date.available 2020-12-28T01:18:30Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation WAGNER, Bruna Kucharski. O REUNI como elemento constitutivo da democratização do ensino superior público no Brasil : estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus de Santa Vitória do Palmar - RS. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Justiça Social) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9239
dc.description Dissertação pt_BR
dc.description.abstract Há pelo menos duas visões políticas sobre a expansão do ensino superior vivenciada pelo Brasil nos últimos anos. De um lado, há o discurso da massificação e mercantilização do ensino superior, pautado na expansão meramente quantitativa e primordialmente desempenhada pela iniciativa privada. De outro, há a proposta contra-hegemônica da democratização do ensino superior, teorizada especialmente por Boaventura de Souza Santos. A democratização do ensino superior pode ser entendida em quatro sentidos, não excludentes: a ampliação ao acesso as universidades; ações afirmativas; permanência dos estudantes e; autonomia universitária. Esta dissertação tem como tema central avaliar o impacto duas visões no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidade Federais (REUNI). O REUNI foi política pública de expansão da rede federal de ensino promovida pelos governos Lula e Dilma, contendo uma série de diretrizes e, especialmente, uma ênfase na interiorização do ensino público através da multicampia. Esta dissertação tem por objetivo avaliar o cumprimento de suas diretrizes e a experiência da multicampia através de estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus de Santa Vitória do Palmar. pt_BR
dc.description.abstract There are at least two political views on the expansion of higher education in Brazil. On the one hand, the massification and profitability of of higher education is based on a merely quantitative expansion, primarily performed by private profit-making institutions. On the other hand, there is the counter-hegemonic proposal for the democratization of higher education, theorized especially by Boaventura de Souza Santos. To democratize higher education can be understood in four senses, not excluding: the expansion of access to universities; affirmative actions; student aid policies and university autonomy. This dissertation evaluates the impact of those visions in the Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI). REUNI was a public policy of Lula and Dilma governments to support federal universities, containing a series of directrices and an emphasis on multi-campus experience. This dissertation aims to evaluate the fulfillment of directives and the experience of multi-campus through a case study at the Federal University of Rio Grande (FURG), . pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Massificação do Ensino Superior pt_BR
dc.subject Democratização do Ensino Superior pt_BR
dc.subject Multicampia pt_BR
dc.subject FURG pt_BR
dc.subject Santa Vitória do Palmar pt_BR
dc.subject Massification of higher education pt_BR
dc.subject Democratizacion of higher education pt_BR
dc.subject REUNI pt_BR
dc.subject Multi-campus pt_BR
dc.title O REUNI como elemento constitutivo da democratização do ensino superior público no Brasil : estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus de Santa Vitória do Palmar - RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FADIR - Mestrado em Direito e Justiça Social
  • Show simple item record