dc.contributor.advisor |
Marchiori Neto, Daniel Lena |
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dc.contributor.author |
Wagner, Bruna Kucharski |
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dc.date.accessioned |
2020-12-28T01:18:30Z |
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dc.date.available |
2020-12-28T01:18:30Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
WAGNER, Bruna Kucharski. O REUNI como elemento constitutivo da democratização do ensino superior público no Brasil : estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus de Santa Vitória do Palmar - RS. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Justiça Social) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9239 |
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dc.description |
Dissertação |
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dc.description.abstract |
Há pelo menos duas visões políticas sobre a expansão do ensino superior vivenciada pelo Brasil nos últimos anos. De um lado, há o discurso da massificação e mercantilização do ensino superior, pautado na expansão meramente quantitativa e primordialmente desempenhada pela iniciativa privada. De outro, há a proposta contra-hegemônica da democratização do ensino superior, teorizada especialmente por Boaventura de Souza Santos. A democratização do ensino superior pode ser entendida em quatro sentidos, não excludentes: a ampliação ao acesso as universidades; ações afirmativas; permanência dos estudantes e; autonomia universitária. Esta dissertação tem como tema central avaliar o impacto duas visões no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidade Federais (REUNI). O REUNI foi política pública de expansão da rede federal de ensino promovida pelos governos Lula e Dilma, contendo uma série de diretrizes e, especialmente, uma ênfase na interiorização do ensino público através da multicampia. Esta dissertação tem por objetivo avaliar o cumprimento de suas diretrizes e a experiência da multicampia através de estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus de Santa Vitória do Palmar. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
There are at least two political views on the expansion of higher education in Brazil. On the one hand, the massification and profitability of of higher education is based on a merely quantitative expansion, primarily performed by private profit-making institutions. On the other hand, there is the counter-hegemonic proposal for the democratization of higher education, theorized especially by Boaventura de Souza Santos. To democratize higher education can be understood in four senses, not excluding: the expansion of access to universities; affirmative actions; student aid policies and university autonomy. This dissertation evaluates the impact of those visions in the Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI). REUNI was a public policy of Lula and Dilma governments to support federal universities, containing a series of directrices and an emphasis on multi-campus experience. This dissertation aims to evaluate the fulfillment of directives and the experience of multi-campus through a case study at the Federal University of Rio Grande (FURG), . |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Massificação do Ensino Superior |
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dc.subject |
Democratização do Ensino Superior |
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dc.subject |
Multicampia |
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dc.subject |
FURG |
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dc.subject |
Santa Vitória do Palmar |
pt_BR |
dc.subject |
Massification of higher education |
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dc.subject |
Democratizacion of higher education |
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dc.subject |
REUNI |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-campus |
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dc.title |
O REUNI como elemento constitutivo da democratização do ensino superior público no Brasil : estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus de Santa Vitória do Palmar - RS |
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dc.type |
masterThesis |
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