dc.contributor.advisor |
Galiazzi, Maria do Carmo |
|
dc.contributor.advisor |
Suárez, Daniel H. |
|
dc.contributor.author |
Dorneles, Aline Machado |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-26T16:46:35Z |
|
dc.date.available |
2021-07-26T16:46:35Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
DORNELES, Aline Machado. Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química :pontos bordados na partilha de experiências. 2016. 113 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9576 |
|
dc.description.abstract |
Apresenta-se a proposição de Rodas de Investigação Narrativa da experimentação na formação de professores em um curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Esta proposição resulta de um processo de investigação - ação - formação fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). A pesquisa aconteceu nas Rodas de Formação do Estágio Supervisionado II do curso de Química Licenciatura da FURG, nos primeiros semestres dos anos de 2014 e 2015. O foco desta disciplina é a experimentação na sala de aula de Química. Buscou-se compreender o papel da narrativa na constituição do ser professor de Química e na construção e reconstrução do conhecimento químico por meio da experimentação desenvolvida nas Rodas de Investigação Narrativa do Estágio Supervisionado II. Para isso, realizou-se um estudo de abordagem fenomenológica-hermenêutica que possibilitou traçar uma história metodológica, e assim interpretar e aprender com as histórias narradas por licenciandos e professoras da disciplina. As narrativas que constituem essa tese foram expressas por um conjunto de mônadas, que são centelhas de sentidos que tornam as narrativas mais do que comunicáveis: tornam-nas experienciáveis (ROSA et al, 2011). Entende-se que as experiências quando documentadas de forma narrativa potencializam os processos colaborativos de conversa, leitura, escrita e reescrita na formação de professores de Química. Assim, as interpretações construídas levam a compreender a experiência narrada, e argumentar que escrita narrativa propicia um modo de pensar e conversar a respeito do que nos acontece na formação de professores de Química. É, também, um modo de questionar e produzir conhecimentos a respeito do fenômeno investigado na experimentação. Nesse sentido, argumenta-se a respeito da importância das Rodas de Investigação Narrativa da experimentação na formação de professores de Química como possibilidade de construir e reconstruir o conhecimento químico, por meio das perguntas, saberes e experiências dos sujeitos ao vivenciar o fenômeno investigado, e assim favorecer a aprendizagem e a apropriação da linguagem Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation describes the proposal of Narrative Investigation Wheels of experimentation in teacher education carried out in a teaching degree Chemistry program at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), located in Rio Grande, RS, Brazil. This proposal results from an investigation-action-education process based on the theoretical and methodological suppositions of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2011). The research took place in the Education Wheels in a discipline called Supervised Apprenticeship II in Chemistry at FURG in the first semesters in 2014 and 2015. The focus of this discipline is experimentation in Chemistry classes. This study aimed at comprehending the role that narrative plays in the construction and reconstruction of chemical and pedagogical knowledge through investigative experimentation in Chemistry teacher education. Therefore, a phenomenological-hermeneutical approach enabled a methodological history to be developed, so that histories narrated by the students and the professors of the discipline could be interpreted and trigger learning. The narratives that compose this dissertation were expressed by a set of monads, which are sparks of senses that make narratives get more than communicable, i. e., they get experienceable (ROSA et al, 2011). When experiences are documented in narratives, they set off collaborative processes of conversation, reading, writing and re-writing in Chemistry teacher education. Thus, constructed interpretations lead to the comprehension of the narrated experience and to the argument that narrative writing enables a way of thinking and talking about what happens in Chemistry teacher education. Besides, it is also a way of questioning and yielding knowledge regarding the phenomenon investigated in the experimentation. Therefore, this text defends the importance of Narrative Investigation Wheels of experimentation in Chemistry teacher education as a possibility of not only constructing and reconstructing chemical knowledge through the subjects questions, knowledge and experiences - when they experience the phenomenon under investigation - but also favoring learning and the appropriation of the chemical language. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Rodas de investigação narrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de química |
pt_BR |
dc.subject |
Narrative investigation |
pt_BR |
dc.subject |
Education Wheels |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentation |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teacher education |
pt_BR |
dc.title |
Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química: pontos bordados na partilha de experiências |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |