Abstract:
A presente dissertação, intitulada "Fazeres das Professoras Alfabetizadoras no espaço/ tempo da "Hora Atividade", teve como objetivo compreender como se organiza os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade na Escola e de que forma eles interferem no ser e no fazer de um grupo de Professoras Alfabetizadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mate Amargo, situada no município do Rio Grande- RS. A escolha da temática se justifica pelo fato de que a formação continuada de professores atualmente requer novos direcionamentos, no sentido de buscar espaços e tempos dentro da escola, que oportunizem aos mesmos mobilizarem seus saberes e fazeres de forma coletiva e engajada na busca por estratégias que incidam na resolução das suas problemáticas cotidianas. A opção teórica, com foco na formação continuada de professores alfabetizadores na escola, foi centrada nos estudos de Imbernón (2009, 2010 e 2011), Nóvoa (1991/ 1992/ 1995/ 1998), Veiga (2012), Arroyo (1999/ 2013), Warschauer (2001), Tardif (2014) e Pimenta (1999), que problematizam as mutáveis demandas educacionais postas pela globalização do mundo contemporâneo, as quais incidem diretamente na trajetória formativa dos professores, exigindo deles reflexão constante frente aos seus saberes e fazeres, defendendo a escola como lócus legítimo da formação em serviço. Esta dissertação contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira, no que tange à formação continuada de professores; sobre a documentação disponibilizada pelo Ministério da Educação, com foco nas orientações sobre a formação continuada de professores e perspectivas teóricas com base nos autores já citados. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo, tendo como fundamentação os estudos de Minayo (2010), Lüdke e André (1986), Bogdan e Bliken (1994) e Bel (2004), que também ampararam a produção e seleção dos dados gerados a partir das observações na Hora-Atividade e entrevistas semiestruturadas realizadas com o grupo de seis professoras alfabetizadoras na E.M.E.F. Mate Amargo. As observações e entrevistas revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, pois assim conseguem tempo e espaço para partilhar com seus pares, os saberes de sua experiência. A este espaço, elas atribuem uma grande importância para o fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas, configurando, assim, um lugar legítimo de "formação continuada dentro da e para a escola". A pesquisa revelou que ainda há muito o que qualificar nos projetos de "Hora-Atividade" nas escolas. Estes tempos e espaços formativos precisam ser debatidos e pensados com o coletivo escolar, para, assim, contribuírem de forma eficiente no desenvolvimento profissional docente e concomitantemente na qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes.
The present dissertation, entitled "Making of the teaching teachers in the space/time of the" Activity Hour ", was intended to understand how to organize the spaces and collective times of the hour-activity in the school and in what way they interfere in the being and the To make a group of teaching teachers of the Municipal School of Elementary and bitter Matt, located in the municipality of Rio Grande-RS.. The choice of the thematic is justified by the fact that the continuing training of teachers currently requires new direction, in order to seek spaces and times within the school, that opportunism to them to mobilize their know-how and to do collectively and engaged in the search for strategies that focus on solving their everyday problems. The theoretical option, focusing on the continuing formation of literacy teachers in the school, was centered in the studies of Imbernón (2009, 2010 and 2011), Nóvoa (1991/1992/1995/1998), Veiga (2012), Arroyo (1999/2013), Warschauer (2001), Tardif (2014) and Pepper (1999 ), which problematize the changing educational demands put forth by globalization of the contemporary world, which focus directly on the formative trajectory of teachers, requiring them constant reflection in front of their know-how and doing, defending the School as a legitimate locus of training in service. This dissertation contemplated a bibliographical research on Brazilian legislation, with regard to the continuing training of teachers; On the documentation provided by the Ministry of Education, focusing on the guidelines on the continuing training of teachers and theoretical perspectives based on the authors cited. The research was inserted in the qualitative field, based on the studies of Minayo (2010), Lüdke and André (1986), Bogdan and Bliken (1994) and Bel (2004), they also supported the production and selection of the data generated from the observations at the time-activity and Half-structured interviews performed with the group of six literate teachers in E.M.E.F. Mate bitter. The observations and interviews revealed that the hour-activity is valued by the teachers, because they get time and space to share with their peers, the knowledge of their experience. To this space, they attach a great importance to doing it everyday, perceiving it as a place of struggle and conquest of the category, which collaborates for the personal and professional development of them, thus setting up a legitimate place of "training Continued within and to the school. " Research has shown that there is still a lot to qualify in the "hour-activity" projects in schools. These times and formative spaces need to be debated and considered with the school collective, so that they contribute efficiently in the teaching professional development and concomitantly in the quality of the education and learning of the students.