Abstract:
A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.
This research aimed to analyze the Masculinities and Femininities in advertisements aimed at children, on television channels, shown in the first semester of 2018. The question was: “Which Masculinities and Femininities are produced in advertisements, aimed at children, displayed on first semester of 2018?”. The research was based on post-critical methodologies and its theoretical assumptions were based on Gender Studies and Cultural Studies. The concepts used in the research were: Gender, masculinity, femininity, media, advertising, publicity and consumption. In the discussions, we produced the following groups: “Being a girl”, “Maternity”, “Ideal of beauty”, “Being a boy” and “Production of violence”. As a synthesis of research, it was noticed how Masculinities and Femininities are produced in advertisements.
Esta investigación tuvo como objetivo analizar las masculinidades y feminidades en anuncios dirigidos a niños, en canales de televisión, mostrados en el primer semestre de 2018. La pregunta fue: “¿Qué masculinidades y feminidades se producen en anuncios, dirigidos a niños, mostrados en el primer semestre de 2018? 2018?”. La investigación se basó en metodologías poscríticas y sus supuestos teóricos se basaron en Estudios de Género y Estudios Culturales. Los conceptos utilizados en la investigación fueron: género, masculinidad, feminidad, medios, publicidad, publicidad y consumo. En las discusiones producimos los siguientes grupos: “Ser niña”, “Maternidad”, “Ideal de belleza”, “Ser niño” y “Producción de violencia”. Como síntesis de la investigación, se observó cómo se producen masculinidades y feminidades en los anuncios.