dc.contributor.author |
Lima, Ana Carolina Alves de |
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dc.contributor.author |
Felix, Jeane |
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dc.contributor.author |
Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
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dc.date.accessioned |
2023-03-15T22:48:40Z |
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dc.date.available |
2023-03-15T22:48:40Z |
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dc.date.issued |
2023-02-01 |
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dc.identifier.citation |
LIMA, A. C. A.; FELIX, J.; CARVALHO, M. E. P . CONFUSÃO ENTRE GÊNERO E SEXO COMO RECURSO IDEOLÓGICO E DESEDUCATIVO NA FALA DE UMA POLÍTICA-PROFESSORA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 391–417, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14288. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14288. Acesso em: 14 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10730 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 391-417, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa a palestra da professora de História e deputada estadual por Santa
Catarina, no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e
Adolescentes, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos
Humanos em abril de 2021. Nele, a palestrante expressa desconhecimento dos conceitos
de gênero e sexualidade, e afirma existir uma suposta ―ideologia de gênero‖, que
ameaça a integridade física e moral de crianças e adolescentes, expondo-os à violência
institucional. Realizou-se a análise qualitativa do vídeo da palestra, tomando-o como
um artefato cultural, com inspiração na pesquisa audiovisual. Assim, compreendendo
gênero e sexualidade como construções sociais, culturais e pedagógicas, argumenta-se
que abordar esses temas na escola ajuda a identificar possíveis casos de violência e abusos, ameaças reais às quais crianças e adolescentes infelizmente estão expostos, mas
também a refletir sobre as diversidades que nos constituem e nos enriquecem individual
e coletivamente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto analiza la videoconferencia de la profesora de Historia y diputada estatal por
Santa Catarina, en el Foro Nacional sobre Violencia Institucional contra Niños y
Adolescentes, promovido por el Ministerio de la Mujer, la Familia y los Derechos
Humanos de Brasil, en abril de 2021. Expresando desconocimiento conceptual, la
locutora afirma que existe una supuesta ―ideología de género‖, que atenta contra la
integridad física y moral de los niños, niñas y adolescentes, exponiéndolos a la violencia
institucional. Se realizó un análisis cualitativo del video, tomándolo como un artefacto
cultural, inspirado en la investigación audiovisual. Así, entendiendo género y sexualidad
como construcciones sociales, culturales y pedagógicas, se argumenta que abordar estos
temas en la escuela ayuda a identificar posibles casos de violencia y abuso contra niños,
niñas y adolescentes, pero también a reflexionar sobre las diversidades que nos
constituyen y enriquecen individual y colectivamente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper analyzes the video-lecture by the History teacher and State Representative of
Santa Catarina, at the National Forum on Institutional Violence against Children and
Adolescents, promoted by the Ministry of Women, Family and Human Rights of Brazil,
in April 2021. In it, the speaker expresses ignorance of the concepts of gender and
sexuality, and claims that there is a supposed ―gender ideology‖, which threatens the
physical and moral integrity of children and adolescents, exposing them to institutional
violence. A qualitative analysis of the video as a cultural artifact was carried out,
inspired by audiovisual research. Thus, understanding gender and sexuality as social,
cultural and pedagogical constructions, it argues that addressing these issues at school
helps to identify possible cases of violence and abuse to which children and adolescents
are exposed, as well as to reflect on the diversities that constitute and enrich us
individually and collectively. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Ideología de género |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Gender ideology |
pt_BR |
dc.title |
Confusão entre gênero e sexo como recurso ideológico e deseducativo na fala de uma política-professora |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Confusión entre género y sexo como recurso ideológico y no educativo en el discurso de una docente-política |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Misunderstandings about gender and sex by a teacher-politician |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v10i2.14288 |
pt_BR |