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dc.contributor.author Lima, Ana Carolina Alves de
dc.contributor.author Felix, Jeane
dc.contributor.author Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
dc.date.accessioned 2023-03-15T22:48:40Z
dc.date.available 2023-03-15T22:48:40Z
dc.date.issued 2023-02-01
dc.identifier.citation LIMA, A. C. A.; FELIX, J.; CARVALHO, M. E. P . CONFUSÃO ENTRE GÊNERO E SEXO COMO RECURSO IDEOLÓGICO E DESEDUCATIVO NA FALA DE UMA POLÍTICA-PROFESSORA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 391–417, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14288. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14288. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10730
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 391-417, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O texto analisa a palestra da professora de História e deputada estadual por Santa Catarina, no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e Adolescentes, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em abril de 2021. Nele, a palestrante expressa desconhecimento dos conceitos de gênero e sexualidade, e afirma existir uma suposta ―ideologia de gênero‖, que ameaça a integridade física e moral de crianças e adolescentes, expondo-os à violência institucional. Realizou-se a análise qualitativa do vídeo da palestra, tomando-o como um artefato cultural, com inspiração na pesquisa audiovisual. Assim, compreendendo gênero e sexualidade como construções sociais, culturais e pedagógicas, argumenta-se que abordar esses temas na escola ajuda a identificar possíveis casos de violência e abusos, ameaças reais às quais crianças e adolescentes infelizmente estão expostos, mas também a refletir sobre as diversidades que nos constituem e nos enriquecem individual e coletivamente. pt_BR
dc.description.abstract Este texto analiza la videoconferencia de la profesora de Historia y diputada estatal por Santa Catarina, en el Foro Nacional sobre Violencia Institucional contra Niños y Adolescentes, promovido por el Ministerio de la Mujer, la Familia y los Derechos Humanos de Brasil, en abril de 2021. Expresando desconocimiento conceptual, la locutora afirma que existe una supuesta ―ideología de género‖, que atenta contra la integridad física y moral de los niños, niñas y adolescentes, exponiéndolos a la violencia institucional. Se realizó un análisis cualitativo del video, tomándolo como un artefacto cultural, inspirado en la investigación audiovisual. Así, entendiendo género y sexualidad como construcciones sociales, culturales y pedagógicas, se argumenta que abordar estos temas en la escuela ayuda a identificar posibles casos de violencia y abuso contra niños, niñas y adolescentes, pero también a reflexionar sobre las diversidades que nos constituyen y enriquecen individual y colectivamente. pt_BR
dc.description.abstract This paper analyzes the video-lecture by the History teacher and State Representative of Santa Catarina, at the National Forum on Institutional Violence against Children and Adolescents, promoted by the Ministry of Women, Family and Human Rights of Brazil, in April 2021. In it, the speaker expresses ignorance of the concepts of gender and sexuality, and claims that there is a supposed ―gender ideology‖, which threatens the physical and moral integrity of children and adolescents, exposing them to institutional violence. A qualitative analysis of the video as a cultural artifact was carried out, inspired by audiovisual research. Thus, understanding gender and sexuality as social, cultural and pedagogical constructions, it argues that addressing these issues at school helps to identify possible cases of violence and abuse to which children and adolescents are exposed, as well as to reflect on the diversities that constitute and enrich us individually and collectively. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ideologia de gênero pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Ideología de género pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Gender ideology pt_BR
dc.title Confusão entre gênero e sexo como recurso ideológico e deseducativo na fala de uma política-professora pt_BR
dc.title.alternative Confusión entre género y sexo como recurso ideológico y no educativo en el discurso de una docente-política pt_BR
dc.title.alternative Misunderstandings about gender and sex by a teacher-politician pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i2.14288 pt_BR


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