Reflexão sobre os saberes de professores(as) do interior do sudoeste paulista acerca da diversidade sexual no cenário pedagógico

Mota, Gabriel Batista; Coimbra, Renata Maria

Abstract:

 
O presente artigo tem como objetivo geral compreender as concepções dos(as) profissionais estaduais de educação atuantes em uma cidade de médio porte no interior sudoeste paulista sobre a diversidade sexual no ambiente escolar. A metodologia do trabalho é quantitativa com a análise qualitativa por meio da Teoria Queer. Os instrumentos de coletas de dados foram o levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário on-line autoaplicável que foi respondido por 116 educadores(as). Como resultado, o estudo concluiu o escasso domínio dos(as) docentes sobre a temática, além do pouco contato, habilidade e interesse pelo debate.
 
Este artículo tiene como objetivo comprender las concepciones de los(as) profesionales de la educación estatal que trabajan en una ciudad mediana del interior sudoste paulista sobre la diversidade sexual en el ámbito escolar. La metodología de trabajo es cuantitativa con análisis cualitativo a través de la Teoría Queer. Los instrumentos de recolección de datos fueron una encuesta bibliográfica y la aplicación de un cuestionario on-line autoadministrado que fue respondido por 116 educadores(as). Como resultado, el estudio concluyó el escaso dominio de los(as) professores(as) sobre el tema, además del poco contacto, habilidad e interés en el debate.
 
This article has a general objetives to understand the conceptions of state education professionals who work in a medium-sized city in the southwest paulista interior about sexual diversity in the school environment. The work methodology is quantitative with qualitative analysis through Queer Theory. The data collection instruments were a bibliographic survey and the application of a self-administered online questionnaire, answered by 116 educators. As a result, the study concluded that teachers had little knowledge of the subject, in addition to little contact, skill and interest in the debate.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 374-401, 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos