Abstract:
O presente artigo tem como objetivo geral compreender as concepções dos(as)
profissionais estaduais de educação atuantes em uma cidade de médio porte no interior
sudoeste paulista sobre a diversidade sexual no ambiente escolar. A metodologia do
trabalho é quantitativa com a análise qualitativa por meio da Teoria Queer. Os
instrumentos de coletas de dados foram o levantamento bibliográfico e a aplicação de
um questionário on-line autoaplicável que foi respondido por 116 educadores(as). Como
resultado, o estudo concluiu o escasso domínio dos(as) docentes sobre a temática, além
do pouco contato, habilidade e interesse pelo debate.
Este artículo tiene como objetivo comprender las concepciones de los(as)
profesionales de la educación estatal que trabajan en una ciudad mediana del interior
sudoste paulista sobre la diversidade sexual en el ámbito escolar. La metodología de
trabajo es cuantitativa con análisis cualitativo a través de la Teoría Queer. Los instrumentos de recolección de datos fueron una encuesta bibliográfica y la aplicación
de un cuestionario on-line autoadministrado que fue respondido por 116 educadores(as).
Como resultado, el estudio concluyó el escaso dominio de los(as) professores(as) sobre
el tema, además del poco contacto, habilidad e interés en el debate.
This article has a general objetives to understand the conceptions of state education
professionals who work in a medium-sized city in the southwest paulista interior about
sexual diversity in the school environment. The work methodology is quantitative with
qualitative analysis through Queer Theory. The data collection instruments were a
bibliographic survey and the application of a self-administered online questionnaire,
answered by 116 educators. As a result, the study concluded that teachers had little
knowledge of the subject, in addition to little contact, skill and interest in the debate.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 374-401, 2021.