Abstract:
Um artigo baseado em pesquisa de co-educação é apresentado, para verificar se
comportamentos discriminatórios ocorrem em crianças na educação infantil. A professora
dos 22 alunos (11 meninos e 11 meninas) de 4 a 5 anos, do centro de Toledo (Espanha).
Elaborar uma proposta de intervenção nos caixões, linhas mecânicas e de construção, para
avaliar e verificar a frequência das intervenções escolares nas respectivas linhas, e que
comportamento está nelas ocorrendo. Foi seguida uma metodologia mista de estudo de
caso, usando regras psicométricas para confirmar a aceitação ou rejeição (por jovens e
jovens) dos ícones mencionados e se esse comportamento variou após a intervenção
didática do professor. Conseguir resultados deslumbrantes de onde as crianças tiveram uma
melhor predisposição para investigar em novos espaços co-educacionais do que as
crianças. Salientando a importância do tratamento pedagógico na escola desde tenra idade.
Se presenta un artículo basado en una investigación sobre coeducación, para comprobar si
se producen conductas discriminatorias entre los escolares de Educación Infantil. La
muestra la forman 22 alumnos/as (11 niños y 11 niñas) de 4-5 años, de un centro de Toledo
(España). Realizándose una propuesta de intervención en los rincones de la casita,
mecánica y construcción, para evaluar y comprobar con qué frecuencia intervienen los
escolares en los respectivos rincones, y qué conductas ejercen en ellos. Se ha seguido una
metodologia mixta de estúdio de caso, utilizando pruebas psicométricas para comprobar la
aceptación o rechazo (por parte de los niños y niñas) de los rincones mencionados y si esta
actitud varía después de la intervención didáctica del docente. Consiguiendo resultados
llamativos donde los niños tienen mejor predisposición a investigar en espacios nuevos
coeducativos que las niñas. Poniendo en valor la importancia del tratamento pedagógico en
las escuelas, desde edades tempranas.
An article based on coeducation research is presented, to check if discriminatory behaviors
occur among children in Early Childhood Education. The sample is made up of 22 students
(11 boys and 11 girls) aged 4-5, from a school in Toledo (Spain). Making a proposal for
intervention in the corners of the house, mechanics and construction, to evaluate and verify
how often children intervene in the respective corners, and what behaviors they exercise in
them. A mixed case study methodology has been followed, using psychometric tests to
check the acceptance or rejection (by children) of the mentioned corners and if this attitude
varies after the teacher's didactic intervention. Getting striking results where boys have a
better predisposition to research in new coeducational spaces than girls. Putting value on
the importance of pedagogical treatment in schools, from early ages.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 255-276, 2020.