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dc.contributor.author Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos
dc.contributor.author Souza, Marcos Lopes de
dc.date.accessioned 2023-04-13T23:31:33Z
dc.date.available 2023-04-13T23:31:33Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation SANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos pelas perspectivas pós-críticas, pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos e, assim, entrevistamos sete professoras(es) que participaram de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual oferecido por uma universidade estadual no interior baiano e estavam atuando na educação básica, nas condições de docência, coordenação pedagógica ou direção escolar. Apesar de tempos de neoconservadorismo e fundamentalismos, algumas/alguns docentes retiraram as travas e se arriscaram a dialogar sobre diversidade de gênero e sexual na escola, mesmo enfrentando empecilhos. Outras(os) foram surpreendidas(os) com os atravessamentos dessas temáticas em algum momento na escola e, nem sempre, atuaram como desejavam, e houve quem também ainda não foi afetada pelas discussões e optou por não enfrentá-las na escola. pt_BR
dc.description.abstract Nuestra investigación se guió por la siguiente cuestión: Cómo los profesores manejan las cuestiones de género y diversidad sexual en la escuela, después de haber participado en un curso de capacitación sobre estos temas? Nos basamos en las perspectivas poscrítica, postestructuralista de los estudios de Foucault, de este modo, entrevistamos a siete profesores que participaron en un curso de capacitación sobre género y diversidad sexual ofrecido por una universidad estatal, en el pueblo baiano, y que estaban actuando en educación básica como profesores, coordinación pedagógica o gestión escolar. Aunque son tiempos de neoconservadurismo y fundamentalismo, algunos profesores enfrentaron los obstáculos y se arriesgaron a dialogar sobre el género y la diversidad sexual en la escuela, otros se sorprendieron con la aparición de estos temas en la clase y, no siempre, actuaron como deseaban y hubo aquellos que aún no se vieron confrontados por las discusiones y optaron por no enfrentarlas en la escuela. pt_BR
dc.description.abstract Our research was directed by the following question: How do educators deal with the subjects of gender and sexual diversity in school after taking a training course related to these subjects? We followed post-critical, post-structural perspectives, and the Foucauldian study, therefore, we interviewed seven teachers that participated in a training course about gender and sexual diversity offered by the state university located in the rural area of Bahia. The interviewees worked in the basic education field as teachers, educational coordinators, or school board. Despite the times of neoconservatism and fundamentalism, some teachers had an open mind and cautiously talked about gender and sexual diversity in school, even facing obstacles, others were surprised with the crossings of these subjects in some moment in school and, not always, they acted as they wished and had. There were also those who were not affected by the discussion and decided to not confront it in school. pt_BR
dc.description.abstract Capacitación de profesores pt_BR
dc.description.sponsorship Apoio: CAPES. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Diversidade de gênero pt_BR
dc.subject Diversidade sexual pt_BR
dc.subject Capacitación de profesores pt_BR
dc.subject Diversidad de género pt_BR
dc.subject Diversidad sexual pt_BR
dc.subject Training course pt_BR
dc.subject Gender diversity pt_BR
dc.subject Sexual diversity pt_BR
dc.title As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação pt_BR
dc.title.alternative Las (im)posibilidades del trabajo con diversidad de género y sexual en la escuela después de un curso de capacitación pt_BR
dc.title.alternative The (im)possibilities of working with gender and sexual diversity in school after a training course pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi :10.14295/de.v8i1.11436 pt_BR


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