As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação

Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de

Abstract:

 
Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos pelas perspectivas pós-críticas, pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos e, assim, entrevistamos sete professoras(es) que participaram de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual oferecido por uma universidade estadual no interior baiano e estavam atuando na educação básica, nas condições de docência, coordenação pedagógica ou direção escolar. Apesar de tempos de neoconservadorismo e fundamentalismos, algumas/alguns docentes retiraram as travas e se arriscaram a dialogar sobre diversidade de gênero e sexual na escola, mesmo enfrentando empecilhos. Outras(os) foram surpreendidas(os) com os atravessamentos dessas temáticas em algum momento na escola e, nem sempre, atuaram como desejavam, e houve quem também ainda não foi afetada pelas discussões e optou por não enfrentá-las na escola.
 
Nuestra investigación se guió por la siguiente cuestión: Cómo los profesores manejan las cuestiones de género y diversidad sexual en la escuela, después de haber participado en un curso de capacitación sobre estos temas? Nos basamos en las perspectivas poscrítica, postestructuralista de los estudios de Foucault, de este modo, entrevistamos a siete profesores que participaron en un curso de capacitación sobre género y diversidad sexual ofrecido por una universidad estatal, en el pueblo baiano, y que estaban actuando en educación básica como profesores, coordinación pedagógica o gestión escolar. Aunque son tiempos de neoconservadurismo y fundamentalismo, algunos profesores enfrentaron los obstáculos y se arriesgaron a dialogar sobre el género y la diversidad sexual en la escuela, otros se sorprendieron con la aparición de estos temas en la clase y, no siempre, actuaron como deseaban y hubo aquellos que aún no se vieron confrontados por las discusiones y optaron por no enfrentarlas en la escuela.
 
Our research was directed by the following question: How do educators deal with the subjects of gender and sexual diversity in school after taking a training course related to these subjects? We followed post-critical, post-structural perspectives, and the Foucauldian study, therefore, we interviewed seven teachers that participated in a training course about gender and sexual diversity offered by the state university located in the rural area of Bahia. The interviewees worked in the basic education field as teachers, educational coordinators, or school board. Despite the times of neoconservatism and fundamentalism, some teachers had an open mind and cautiously talked about gender and sexual diversity in school, even facing obstacles, others were surprised with the crossings of these subjects in some moment in school and, not always, they acted as they wished and had. There were also those who were not affected by the discussion and decided to not confront it in school.
 
Capacitación de profesores
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020.

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