Abstract:
A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre
sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi
problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da Educação Sexual nos currículos
escolares, a partir da análise dos discursos acerca das temáticas sexualidade e gênero.
Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em cinco escolas públicas
nos munícipios de Brejo Santo-CE e Porteiras-CE; aqui analisaremos as entrevistas
semiestruturadas de dez docentes por meio da análise foucaultiana do discurso. Os
resultados ressaltam que a maioria dos/as docentes não aborda, de forma contínua e
planejada, as temáticas da Educação Sexual, sobretudo em decorrência da carência na
formação docente aliada ao fundamentalismo religioso marcante no contexto
sociocultural do cariri cearense. Assim, a partir dos enunciados, destacamos três
categorias discursivas: biológica-higienista, religiosa-fundamentalista e sociocultural,
que se articulam ao evidenciarem contradições, limites e possibilidades da Educação
Sexual nos currículos escolares.
La educación sexual es un campo transdisciplinario que abarca discursos sobre
sexualidad y género intercalados en la cultura y las relaciones de poder. El objetivo era
problematizar el/los modo/s de incorporación (o no) de Educación Sexual en los
currículos escolares, en base al análisis de los discursos sobre los temas de sexualidad y
género. Es el corte de una investigación cualitativa desarrollada en cinco escuelas
públicas en los municipios de Brejo Santo-CE y Porteiras-CE; Aquí analizaremos las
entrevistas semiestructuradas de diez profesores a través del análisis del discurso de
Foucault. Los resultados enfatizan que la mayoría de los docentes no abordan, de
manera continua y planificada, los temas de Educación Sexual, principalmente debido a
la falta de educación docente combinada con el marcado fundamentalismo religioso en
el contexto sociocultural de Cariri de Ceará. Así, de las declaraciones, destacamos tres
categorías discursivas: biológico-higienista, religioso-fundamentalista y sociocultural,
que se articulan mostrando contradicciones, límites y posibilidades de la Educación
Sexual en los planes de estudio escolares.
Sexual Education is a transdisciplinary field that encompasses discourses about
sexuality and gender interspersed in culture and power relations. The objective was to
problematize the mode/s of incorporating (or not) Sexual Education in school curricula,
based on the analysis of discourses about the themes of sexuality and gender. It is the
cut of a qualitative research developed in five public schools in the municipalities of
Brejo Santo-CE and Porteiras-CE; here we will analyze the semi-structured interviews
of ten professors through Foucault's discourse analysis. The results emphasize that the
majority of the teachers do not address, in a continuous and planned way, the themes of
Sexual Education, mainly due to the lack of teacher education combined with the
marked religious fundamentalism in the socio-cultural context of Cariri from Ceará.
Thus, from the statements, we highlight three discursive categories: biologicalhygienist, religious-fundamentalist and sociocultural, which are articulated by showing
contradictions, limits and possibilities of Sexual Education in school curriculums.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020.