Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares

Souza, Elaine de Jesus; Rocha, Eugerbia Paula da

Abstract:

 
A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da Educação Sexual nos currículos escolares, a partir da análise dos discursos acerca das temáticas sexualidade e gênero. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em cinco escolas públicas nos munícipios de Brejo Santo-CE e Porteiras-CE; aqui analisaremos as entrevistas semiestruturadas de dez docentes por meio da análise foucaultiana do discurso. Os resultados ressaltam que a maioria dos/as docentes não aborda, de forma contínua e planejada, as temáticas da Educação Sexual, sobretudo em decorrência da carência na formação docente aliada ao fundamentalismo religioso marcante no contexto sociocultural do cariri cearense. Assim, a partir dos enunciados, destacamos três categorias discursivas: biológica-higienista, religiosa-fundamentalista e sociocultural, que se articulam ao evidenciarem contradições, limites e possibilidades da Educação Sexual nos currículos escolares.
 
La educación sexual es un campo transdisciplinario que abarca discursos sobre sexualidad y género intercalados en la cultura y las relaciones de poder. El objetivo era problematizar el/los modo/s de incorporación (o no) de Educación Sexual en los currículos escolares, en base al análisis de los discursos sobre los temas de sexualidad y género. Es el corte de una investigación cualitativa desarrollada en cinco escuelas públicas en los municipios de Brejo Santo-CE y Porteiras-CE; Aquí analizaremos las entrevistas semiestructuradas de diez profesores a través del análisis del discurso de Foucault. Los resultados enfatizan que la mayoría de los docentes no abordan, de manera continua y planificada, los temas de Educación Sexual, principalmente debido a la falta de educación docente combinada con el marcado fundamentalismo religioso en el contexto sociocultural de Cariri de Ceará. Así, de las declaraciones, destacamos tres categorías discursivas: biológico-higienista, religioso-fundamentalista y sociocultural, que se articulan mostrando contradicciones, límites y posibilidades de la Educación Sexual en los planes de estudio escolares.
 
Sexual Education is a transdisciplinary field that encompasses discourses about sexuality and gender interspersed in culture and power relations. The objective was to problematize the mode/s of incorporating (or not) Sexual Education in school curricula, based on the analysis of discourses about the themes of sexuality and gender. It is the cut of a qualitative research developed in five public schools in the municipalities of Brejo Santo-CE and Porteiras-CE; here we will analyze the semi-structured interviews of ten professors through Foucault's discourse analysis. The results emphasize that the majority of the teachers do not address, in a continuous and planned way, the themes of Sexual Education, mainly due to the lack of teacher education combined with the marked religious fundamentalism in the socio-cultural context of Cariri from Ceará. Thus, from the statements, we highlight three discursive categories: biologicalhygienist, religious-fundamentalist and sociocultural, which are articulated by showing contradictions, limits and possibilities of Sexual Education in school curriculums.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020.

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