Abstract:
O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o
Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões
sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. Com base na abordagem qualitativa
da pesquisa, realizamos estudos teóricos e documentais, referenciados em autoras como:
Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), e nos autores: Penna
(2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). Concluiu-se que movimentos
ultraconservadores tem se utilizado de um certo pânico moral para subverter conceitos
científicos atribuídos a gênero e sexualidade, propagando discursos conservadores nos
meios sociais, criando uma cortina de fumaça, resultando na falácia chamada “ideologia
de gênero”. Tal discurso tem sido utilizado como estratégia do MESP para impedir que o
tema seja trabalhado e re-inserido em documentos educacionais como o Plano Nacional
de Educação – PNE (2014-2024) e nas proposições de currículos escolares oficiais - Base
Nacional Comum Curricular (BNCC).
El enfoque de esta investigación es discutir cómo movimientos ultraconservadores,
especialmente el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) tiene se organizado para la
retirada de estudios y reflexiones sobre género y sexualidad de las escuelas brasileñas.
Con base en el abordaje cualitativo de la investigación, realizamos estudios teóricos y
documentales, basados en autoras como: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso
(2016), Mattos (2018), y en los autores: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) y Miguel (2017). Se concluyó que movimientos ultraconservadores se habían utilizado de
cierto pánico moral para subvertir conceptos científicos atribuidos a género y sexualidad,
propagando discursos conservadores en los medios sociales, creando una cortina de
humo, resultando en la falacia llamada “ideología de género”. Ese discurso ha sido
utilizado como estrategia del MESP para impedir que el tema sea trabajado y re-inserido
en documentos educacionales como el Plan Nacional de Educación – PNE (2014-2024) y
en las proposiciones de currículos escolares oficiales – Base Nacional Común Curricular
(BNCC).
The focus of this research is to discuss how the ultraconservative movements, especially
the Non Partisan School Movement, have caused the removal of the studies and questions
about gender and sexuality in the brazilian educational curriculum. Based on the
qualitative research approach, we did theoretical and documentary studies, referenced in
female authors as: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), and
in male authors as: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). It was
concluded that ultraconservative movements have taken advantage of the moral panic to
subvert the scientific concepts assigned to gender and sexuality, disseminating
conservative discourse in social environment, creating a smoke screen that results in the
fallacy called "Queer Theory". That's peech has been utilized as a strategy of MESP to
stop the theme from being worked andreinserted in educational files like the National
Education Plan (2014-2024) and in the prepositions of the new educational resumes that
have as reference, the National Curricular Common Base (BNCC).
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 427-451, Jan./Jun. 2020.