Abstract:
O texto se propõe a relatar o encontro de três mulheres quilombolas, que figuram como
lideranças em suas respectivas comunidades, assim como a troca de experiências destas
com um público maior, o qual incluía outras mulheres negras e quilombolas. Apoiandonos em perspectivas teóricas que primam pela abordagem articulada das diversas
dimensões que moldam trajetórias coletivas e individuais – como classe, raça, gênero -,
ousamos perscrutar o significado do encontro entre lideranças de diferentes gerações e
que residem em comunidades distantes umas das outras, não obstante compartilharem
condições de vida e experiências de articulação política similares, a partir da identidade
comum de quilombolas.
El texto se propone relatar el encuentro de tres mujeres quilombolas, que figuran como
líderesas em sus respectivas comunidades, así como el intercambio de experiencias de ellas com un público más amplio, que incluye outras mujeres negras y quilombolas.
Apoyándonos en perspectivas teóricas que priorizan una aproximación articulada de las
diversas dimensiones que moldan trayectorias colectivas e individuales – como clase,
raza, género–, osamos indagar el significado del encuentro entre lideresas de diferentes
generaciones y que residen en comunidades distantes unas de las otras, y que aún así
comparten condiciones de vida y experiencias de articulación política similares, a partir
de la identidad común quilombola.
The text proposes to report the meeting of three maroon women, who figure as leaders
in their respective communities, as well as their exchange of experiences with a larger
audience, which included other black maroon women. Based on theoretical perspectives
that proposes an articulated approach of the various dimensions that shape collective
and individual trajectories - such as class, race, gender - we dare to inquire into the
meaning of the meeting between leaders of different generations and who live in
communities distant from each other, but who share similar living conditions and
political articulation experiences, due to the common maroon identity.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7, n. especial, p.21-43, Out. 2019.