Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas

Iwamoto, Thiago Camargo; Cardoso, Taynara Reges; Oliveira, Leonardo Mercês de

Abstract:

 
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), sobretudo ao que compete a discussão sobre gênero. É evidente uma relação entre os documentos norteadores da educação superior e básica, onde a primeira oportuniza uma formação para atuação na segunda. O PIBID encontra-se como um programa de extensão que oportuniza aos discentes da Educação Física, nesse caso, a experiência no âmbito escolar. Conforme as experiências de discentes do programa, há um lapso no processo de formação e nas práticas pedagógicas observadas e vivenciadas no contexto escolar através do PIBID, sobretudo na relação entre as práticas corporais e a temática sobre gênero. Essas dificuldades provêm da ausência de subsídios para discorrer sobre gênero, influenciando nas práticas pedagógicas e no processo de formação.
 
El objetivo es presentar una reseña de la experiencia de las intervenciones y la capacitación de los estudiantes del curso de Educación Física en relación con la práctica pedagógica en el ámbito del "Programa Institucional de Iniciação à Docência" (PIBID) con el tema de género. Existe una relación entre los documentos de educación superior e básico, donde el primero ofrece oportunidades de capacitación para la acción en el segundo. PIBID ofrece oportunidades a los estudiantes de Educación Física, en caso, experimentando el entorno escolar. Según las experiencias, hay un lapso en el proceso de capacitación y en las prácticas pedagógicas observadas y experimentadas en el contexto escolar, especialmente en la relación entre las prácticas corporales y las cuestiones de género. Estas dificultades se deben a la ausencia de subsidios al discurso sobre el género que influyen en las prácticas pedagógicas y el proceso de formación.
 
This study aims to present an experience report on the interventions and education of students of the Physical Education course, about the pedagogical praxis experienced in “Programa Institucional de Iniciação à Docência” (PIBID), especially about gender issues. There is a clear relationship between the guiding documents of higher and primary education, where the former provides training for the second. The PIBID is an extension program that allows the students of Physical Education, in this case, the experience in the school environment. According to the students' experiences of the program, there is a gap in the training process and the pedagogical practices observed and experienced in the school context through the PIBID, especially in the relation between corporal practices and the gender theme. These difficulties arise from the absence of subsidies to discuss gender, influencing pedagogical practice, and the formation process.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 64-91, Jan/Jun. 2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos