Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das
intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a
práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de Iniciação à Docência
(PIBID), sobretudo ao que compete a discussão sobre gênero. É evidente uma relação
entre os documentos norteadores da educação superior e básica, onde a primeira
oportuniza uma formação para atuação na segunda. O PIBID encontra-se como um
programa de extensão que oportuniza aos discentes da Educação Física, nesse caso, a experiência no âmbito escolar. Conforme as experiências de discentes do programa, há
um lapso no processo de formação e nas práticas pedagógicas observadas e vivenciadas
no contexto escolar através do PIBID, sobretudo na relação entre as práticas corporais e
a temática sobre gênero. Essas dificuldades provêm da ausência de subsídios para
discorrer sobre gênero, influenciando nas práticas pedagógicas e no processo de
formação.
El objetivo es presentar una reseña de la experiencia de las intervenciones y la
capacitación de los estudiantes del curso de Educación Física en relación con la práctica
pedagógica en el ámbito del "Programa Institucional de Iniciação à Docência" (PIBID)
con el tema de género. Existe una relación entre los documentos de educación superior e
básico, donde el primero ofrece oportunidades de capacitación para la acción en el
segundo. PIBID ofrece oportunidades a los estudiantes de Educación Física, en caso,
experimentando el entorno escolar. Según las experiencias, hay un lapso en el proceso
de capacitación y en las prácticas pedagógicas observadas y experimentadas en el
contexto escolar, especialmente en la relación entre las prácticas corporales y las
cuestiones de género. Estas dificultades se deben a la ausencia de subsidios al discurso
sobre el género que influyen en las prácticas pedagógicas y el proceso de formación.
This study aims to present an experience report on the interventions and education of
students of the Physical Education course, about the pedagogical praxis experienced in
“Programa Institucional de Iniciação à Docência” (PIBID), especially about gender
issues. There is a clear relationship between the guiding documents of higher and
primary education, where the former provides training for the second. The PIBID is an
extension program that allows the students of Physical Education, in this case, the
experience in the school environment. According to the students' experiences of the
program, there is a gap in the training process and the pedagogical practices observed
and experienced in the school context through the PIBID, especially in the relation
between corporal practices and the gender theme. These difficulties arise from the
absence of subsidies to discuss gender, influencing pedagogical practice, and the
formation process.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 64-91, Jan/Jun. 2019.