Abstract:
Os cotidianos educativos possibilitam aos(às) sujeitos(as) experimentarem modos
detalhados, dialogados de ser e estar no mundo. Nesses espaços-tempos, os
acontecimentos envolvendo abordagens de gêneros encontram lócus de irrupção,
deixando pistas para que pensemos sobre si e o Outro, em histórias plurais. O presente
relato de experiências objetiva problematizar acerca dos processos de criação e
socialização do vídeo Mulheres (2018), destinado a uma mobilização pedagógica com
turmas do Ensino Superior. Recorre à metodologia S-IVAM, com aporte em Vilaça
(2006), e segue as etapas de seleção, investigação e visões acerca do problema, elaboração
da ação e das reflexões. A análise dos dados considera uma das nove narrativas que
compõe a íntegra do audiovisual produzido, ancorada na categoria palavras e escutas às
mulheres. Os resultados acenam importância aos acontecimentos de autoafirmação
feminina, do direito a viver a palavra postada que diz de si mesma, de conquistar o lugar
de fala como ato político.
Los cotidianos educativos posibilitan a los(as) sujetos(as) experimentaren maneras
detalladas, dialogadas de ser y estar en el mundo. En eses espacios-tiempos, los
acontecimientos envolviendo enfoques de género encuentran locus de irrupción,
pensando sobre si y el Otro, en historias plurales. El relato de experiencias problematiza
los procesos de creación y socialización del vídeo Mujeres (2018), destinado para una
movilización pedagógica con clases de enseñanza superior. Recurre a la metodología SIVAM, con aporte en Vilaça (2006), y sigue las etapas de selección, investigación y
visiones sobre el problema, elaboración de acción y de reflexiones. El análisis de los datos
considera una de las nueve narrativas que compone la íntegra del audiovisual producido,
ancorada en la categoría palabras y escuchas a las mujeres. Los resultados demuestran
importancia a los acontecimientos de autoafirmación femenina, del derecho en vivir la
palabra publicada de sí misma, de conquistar el lugar de habla como acto político.
Educational routines enable subjects to experiment detailed, dialogic ways of being and
being in the world. In these space-times, events involving genders’ approaches find locus
to irrupt, leaving clues to think about the self and the Other in plural stories. This
experiences report aims at problematizing the making and sharing processes of the video
Mulheres (2018), destined for a pedagogical mobilization in higher education classes. It
is based on the S-IVAM approach and on Vilaça (2006), and follows the steps of
selection, investigation and visions on the problem; development of actions and
reflections. Data analysis considers one of the nine narratives that compose the video
produced, which is anchored in the category words and the listening to women. Results
highlight the importance of events of female self-assertion, of the right to live the posted
word, which says about the self, of conquering the place of speech as a political act.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 184-204, Jan/Jun. 2019.