Discussões sobre corpos gêneros e sexualidades na semana avaliativa de ciências do Ensino Fundamental

Silva, Peterson Fernando Kepps da; Maximilla, Naiana Ribeiro; Schwantes, Lavínia

Abstract:

 
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Pelotas, RS. Um dos autores é professor da disciplina de Ciências e, ao final de um trimestre, realizou uma série de atividades com os estudantes envolvendo a discussão de corpos, gêneros e sexualidades. Focamos detalhar neste relato as experiências que tivemos com duas atividades desenvolvidas com a turma. Percebemos, de modo geral, que os estudantes se motivaram com o trabalho proposto, bem como promoveram problematizações acerca de questões como machismo, preconceitos, discriminações e HIV/AIDS.
 
El presente trabajo se trata de un relato de experiencia desarrollado en una clase de 8º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública del municipio de Pelotas, RS. Uno de los autores es profesor de la disciplina de Ciencias y, al final de un trimestre, realizó una serie de actividades con los estudiantes involucrando la discusión de cuerpos, géneros y sexualidades. Enfocamos en este relato las experiencias que tuvimos con dos actividades desarrolladas con la clase. En general, percibimos que los estudiantes se motivaron con el trabajo propuesto, así como promovieron problemas de cuestiones como el machismo, los prejuicios, las discriminaciones y el VIH / SIDA.
 
The present work is an experience report developed in an 8th grade class of elementary school from a public school in the city of Pelotas, RS. One of the authors is a professor of Science and, at the end of a trimester, has conducted a series of activities with students involving the discussion of bodies, genders and sexualities. We focused on detailing in this report the experiences we had with two activities developed with the class. We generally perceived that the students were motivated by the proposed work, as well as promoted problematizations on issues such as sexism, prejudice, discrimination and HIV / AIDS.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 178-183, Jan/Jun. 2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos