Abstract:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de
8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Pelotas, RS. Um
dos autores é professor da disciplina de Ciências e, ao final de um trimestre, realizou
uma série de atividades com os estudantes envolvendo a discussão de corpos, gêneros e
sexualidades. Focamos detalhar neste relato as experiências que tivemos com duas
atividades desenvolvidas com a turma. Percebemos, de modo geral, que os estudantes se
motivaram com o trabalho proposto, bem como promoveram problematizações acerca
de questões como machismo, preconceitos, discriminações e HIV/AIDS.
El presente trabajo se trata de un relato de experiencia desarrollado en una clase de 8º
año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública del municipio de Pelotas, RS.
Uno de los autores es profesor de la disciplina de Ciencias y, al final de un trimestre,
realizó una serie de actividades con los estudiantes involucrando la discusión de
cuerpos, géneros y sexualidades. Enfocamos en este relato las experiencias que tuvimos
con dos actividades desarrolladas con la clase. En general, percibimos que los estudiantes se motivaron con el trabajo propuesto, así como promovieron problemas de
cuestiones como el machismo, los prejuicios, las discriminaciones y el VIH / SIDA.
The present work is an experience report developed in an 8th grade class of elementary
school from a public school in the city of Pelotas, RS. One of the authors is a professor
of Science and, at the end of a trimester, has conducted a series of activities with
students involving the discussion of bodies, genders and sexualities. We focused on
detailing in this report the experiences we had with two activities developed with the
class. We generally perceived that the students were motivated by the proposed work, as
well as promoted problematizations on issues such as sexism, prejudice, discrimination
and HIV / AIDS.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 178-183, Jan/Jun. 2019.