Abstract:
Este artigo se propõe com base nos estudos de Cornelius Castoriadis sobre Imaginário
Social discutir e aproximar-se da relação entre o instituído e instituinte para
problematizar as questões de gênero e diversidade sexual na formação de professores.
No qual serão abordados aspectos referentes à constituição da sociedade e sua dinâmica
nas instituições sociais por meio do Imaginário Social, refletindo sobre as relações de
representação de gênero, etnia e diversidade constituintes do modo que cada indivíduo
se relaciona com o outro e com o mundo.
Este artículo se propone con base en los estudios de Cornelius Castoriadis sobre
Imaginario Social discutir y acercarse a la relación entre lo instituido e instituyente para
problematizar las cuestiones de género y diversidad sexual en la formación de
profesores. En el que se abordarán aspectos referentes a la constitución de la sociedad y
su dinámica en las instituciones sociales a través del Imaginario Social, reflexionando
sobre las relaciones de representación de género, etnia y diversidad constituyentes del
modo en que cada individuo se relaciona con el otro y con el mundo.
This article is proposed based on the studies of Cornelius Castoriadis on Social
Imaginary discuss and approach the relationship between instituted and instituting to
problematize the issues of gender and sexual diversity in teacher training. In which
aspects related to the constitution of society and its dynamics in social institutions will
be addressed through the Social Imaginary, reflecting on the representation relationships
of gender, ethnicity and diversity constituents of the way in which each individual
relates to the other and with the world.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. ,1 p. 321-350, Jan/Jun. 2019.