Abstract:
O presente escrito trata-se de um levantamento bibliográfico, tendo por objetivo analisar
as produções do “GT-23: Gênero, Sexualidade e Educação” das reuniões anuais da
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação do período que
compreende os anos de 2008 e 2017. Dessa análise emergiram sete artigos os quais
serão discutidos no sentido de investigar os espaços dados e tomados pelos
pesquisadores à discussão das especificidades da população LGBT enquanto docentes.
Os resultados apontam para pouca discussão sobre docentes LGBT, nenhum
alinhamento com a EBPTT e a ainda forte presença de heteronormatividade nos
discursos sociais. Nesse sentido, entendemos que a ampliação das discussões permitem
ofertar outras formas de fazer ver e fazer ser vista as docências LGBT.
El presente escrito se trata de un levantamiento bibliográfico, con el objetivo
de analizar las producciones del "GT-23: Género, Sexualidad y Educación" de
las reuniones anuales de la Asociación Nacional de Investigación y Postgrado
en Educación del período que comprende los años de 2008 y 2017. De este
análisis surgieron siete artículos que serán discutidos en el sentido de investigar
los espacios dados y tomados por los investigadores a la discusión de las
especificidades de la población LGBT como docentes. Los resultados apuntan
a poca discusión sobre docentes LGBT, ninguna alineación con la EBPTT y la
aún fuerte presencia de heteronormatividad en los discursos sociales. En ese
sentido, entendemos que la ampliación de las discusiones permiten ofrecer
otras formas de hacer ver y hacer ver las docencias LGBT.
The present paper is a bibliographical survey, with the objective of analyze the
productions of the "GT-23: Gender, Sexuality and Education" of the annual
meetings of the National Association of Research and Post-Graduation in
Education, on the period comprising the years of 2008 and 2017. From this
analysis emerged seven articles which will be discussed in order to investigate
the spaces given and taken by the researchers to the discussion of the
specificities of the LGBT population as teachers. The results point to small
discussion about LGBT teachers, no alignment with EBPTT and the still strong
presence of heteronormativity in social discourses. In this sense, we understand
that the expansion of the discussions allow us to offer other ways of making
LGBT teaching visible.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 303-320, Jan/Jun. 2019.