Abstract:
O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a
sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações
de gênero e as sexualidades e que organizam o filme Tomboy4. Apresenta como aporte
teórico a perspectiva Pós-estrutulalista, os estudos Foucaltianos, assim como os estudos
sobre a cultura visual. Nesse sentido consideramos importante refletir acerca dos
processos de enquadramento e resistência, entendendo-os como possibilidades
educativas de pensar o ser diferente.
El presente trabajo busca discutir y problematizar la producción discursiva de los
sujetos y su relación con las subjetividades, pensando los discursos que circunscriben las relaciones de género y las sexualidades y que organizan la película Tomboy5
.
Presenta como aporte teórico la perspectiva Post-estruculalista, los estudios
Foucaltianos, así como los estudios sobre la cultura visual. En ese sentido consideramos
importante reflexionar acerca de los procesos de encuadramiento y resistencia,
entendiéndolos como posibilidades educativas de pensar el ser diferente.
The following paper seeks to discuss and problematize the subject’s discursive
production and its subjectivities correlation, contemplating the speeches that limits
gender and sexuality relations and organize the movie Tomboy6
. It presents as
theoretical input the post-structuralist perspective, Foulcaldian studies, such as, the
visual culture studies. Seen in these terms, we consider important to reflect upon the
frameowork and resistance processes, understanding them as educational possibilities to
think the being different.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 364-375, Jan/Jun. 2019.